Free Porn





manotobet

takbet
betcart




betboro

megapari
mahbet
betforward


1xbet
teen sex
porn
djav
best porn 2025
porn 2026
brunette banged
Ankara Escort
1xbet
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com

1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com

1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
betforward
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co

betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co

betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
deneme bonusu veren bahis siteleri
deneme bonusu
casino slot siteleri/a>
Deneme bonusu veren siteler
Deneme bonusu veren siteler
Deneme bonusu veren siteler
Deneme bonusu veren siteler
Cialis
Cialis Fiyat
deneme bonusu
padişahbet
padişahbet
padişahbet
deneme bonusu 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet 1xbet untertitelporno porno
qui 18 jul 2024
HomeSociedadeCuritiba terá metrô, mas só em 2020

Curitiba terá metrô, mas só em 2020

Bicicletários serão construídos perto do metrô e dos terminais. Foto: Divulgação/Triunfo

A Presidenta Dilma Roussef anunciou que serão feitos investimentos no transporte público de Curitiba, por meio de empréstimos ao Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba, na soma de R$ 5 bilhões de reais. Os recursos serão direcionados para a construção do metrô, ampliação da linha verde, novas canaletas e faixas exclusivas para o Inter 2, além da construção de corredores e mais 20 quilômetros para os biarticulados, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo a presidente Dilma, o objetivo da realização dos projetos é transformar a capital do Paraná em uma cidade multimodal. Mesmo com as boas notícias o professor da Universidade Federal do Paraná e especialista em transportes, Eduardo Ratton chama atenção para os altos custos de manutenção desta estrutura. “Quanto mais constrói, mais cresce também a responsabilidade de manter. Em dez anos será preciso gastar mais dinheiro”, explica.

O professor ainda fala da situação do metrô curitibano. Para ele o projeto é um bom auxílio ao sistema de transporte, mas não deve ser solução única. Além disso, é preciso pensar em soluções rápidas enquanto a obra não fica pronta, o que demorará entre 5 ou 6 anos no mínimo.

O presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Curitiba (Autraco), Luiz Antunes Rodrigues, concorda com o professor Ratton.  Para ele o metrô é ainda um sonho, pois demora a ser implantado e há problemas com os projetos dos outros modais. “O poder público acha que é uma grande sacada criar canaletas exclusivas para o Inter 2. Seria uma solução se o controle dos semáforos fosse uma hipótese possível de transformar-se numa realidade”, afirma. Rodrigues explica que a sinalização horizontal, vertical e luminosa deveria criar uma preferência de circulação para os coletivos nos cruzamentos, para que a canaleta exclusiva funcionasse.  Entretanto, ainda não existe tecnologia que estabeleça esse sistema sem ocasionar transtornos para a engenharia de trânsito.

Além destes problemas, o presidente da Autraco salienta que as construções são de longo prazo para mandatos políticos tão curtos. “Cada um quer colocar sua marca pessoal e as transformações vão acontecendo ao longo dos anos. É um projeto que se tornará realidade a partir de 2020 e, até lá, acontecerão muitas mudanças. Só podemos falar sobre hipóteses”.

O que vai mudar

A presidente Dilma apenas informou os valores. O metrô receberá da União R$ 4,56 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão de investimento e R$ 1,4 bilhão de financiamento. A Linha Verde e o novo anel para o Inter 2,  ficarão com R$ 408 milhões e R$ 87 milhões para os biarticulados.

Metrô

O metrô de Curitiba será implantado no trecho entre os bairros CIC e Cabral, atendendo o eixo sul-norte da cidade. Estão previstas 14 estações na primeira fase. Para a segunda fase, o projeto é fazer o metrô chegar até o bairro Santa Cândida, com a inclusão de mais duas estações. A extensão do caminho do modal será de 17,6 quilômetros com capacidade de até 616 mil passageiros por dia.

O tão esperado metrô será integrado a rede de transportes no trecho entre CIC e Cabral. Foto: Divulgação/Curitiba Mobilidade

Linha Verde

A obra de 22 quilômetros de extensão vai unificar a cidade, ligando o trevo do Contorno Sul ao Atuba. Hoje existem 5 estações e 9,2 quilômetros de canaletas implantadas, que vão do Pinheirinho ao Jardim Botânico, além das construções para aumentar mais 3,6 quilômetros. Ao final, a Linha Verde terá 22 quilômetros de canaletas exclusivas para os ônibus e 15 estações-tubo. Serão implantadas também duas novas linhas: o Ligeirão Atuba/CIC Sul e Atuba/Centro. A capacidade será de 90 mil passageiros por dia.

No total serão 22 quilômetros ligando o trevo do Contorno Sul ao Atuba. Foto: Divulgação/Curitiba Mobilidade

Biarticulado

O Expresso se tornou símbolo da capital com suas estações-tubo. Para melhorar, já foram criados os Ligeirões e, agora, serão readequados 27,7 quilômetros de canaletas exclusivas. Com isso, outras linhas de Ligeirão serão criadas. Novos terminais também serão construídos e os existentes serão reformados e ampliados. Os semáforos serão controlados para dar prioridade aos ônibus e as calçadas, travessias elevadas e guias rebaixadas serão melhoradas nos acessos às estações e terminais. Bicicletários de integração também serão incluídos no projeto e os ciclistas poderão se deslocar em vias laterais às canaletas.

Uma nova linha de Biarticulado será criada atendendo o eixo sul-norte da cidade. Foto: Divulgação/Curitiba Mobilidade

Inter 2

O Inter 2 é a linha que recebe uma das maiores demandas de passageiros e, por isso, passará a circular por canaletas e faixas exclusivas. Ou seja, o objetivo é aumentar a velocidade e regularidade do ônibus. O itinerário do Inter 2 receberá binários e participará das reformas nos terminais. Estações-tubo serão relocadas e uma nova trincheira será construída. A linha paradora, Interbairros II, também receberá avanço, já que nos trechos coincidentes com os do Inter 2 terá mais fluidez no trânsito.

Com faixas exclusivas, a promessa é maior fluidez e regularidade na linha. Foto: Divulgação/Curitiba Mobilidade

 

Para saber mais sobre os projetos acesse o site Curitiba Mobilidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo