qui 21 out 2021
HomeEducaçãoDe Arlequim a Godot

De Arlequim a Godot

A história do teatro é o tema da peça “Que História é Essa?”, da Cia. Filhos da Lua de Teatro de Bonecos. Os personagens Aristides e Brunholo, interpretados pelos atores Jorge Vigário e Renato Perré, apresentam ao público alguns personagens clássicos da história do teatro, além de autores como Bertold Brecht e Federico Garcia Llorca, em uma linguagem simples e bem humorada.
Segundo Perré, a idéia de montar o espetáculo nasceu da vontade de divulgar o teatro, de torná-lo mais popular. “O objetivo é instigar a platéia a pesquisar sobre o teatro, que é uma arte muito rica”. No enredo, várias fases das artes cênicas. Nem perí­odos de difí­cil absorção e compreensão, como o Teatro do Absurdo, foram deixados de fora. Para fazer isso, o grupo destacou personagens marcantes da história do teatro, “sempre na esperança de que eles fiquem na memória das pessoas” coloca Perré.
A peça, cujo foco é o público adolescente e adulto, fez muito sucesso entre as crianças. “Foi uma peça criativa, bem pensada”, comenta João Gabriel Broska, de 12 anos. A enfermeira Cristiane Vechiato, que levou as filhas para o teatro, revela que suas meninas adoraram a experiência. “A gente nunca tinha visto uma peça assim antes, aprendi bastante com ela”, conta.
Depois da peça, o público foi convidado a conhecer os bonecos e adereços da Companhia. Fundada em 1981, a Cia Filhos da Lua de Teatro de Bonecos monta seus próprios elementos cênicos. Para essa peça, foram convidados o artista plástico João Andirá, para ajudar a confeccionar elementos de cena, e a figurinista Cláudia Gutierrez, para auxiliar com as roupas.

Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Populares

Comentários recentes