sex 30 set 2022
HomeEducaçãoDe Arlequim a Godot

De Arlequim a Godot

A história do teatro é o tema da peça “Que História é Essa?”, da Cia. Filhos da Lua de Teatro de Bonecos. Os personagens Aristides e Brunholo, interpretados pelos atores Jorge Vigário e Renato Perré, apresentam ao público alguns personagens clássicos da história do teatro, além de autores como Bertold Brecht e Federico Garcia Llorca, em uma linguagem simples e bem humorada.
Segundo Perré, a idéia de montar o espetáculo nasceu da vontade de divulgar o teatro, de torná-lo mais popular. “O objetivo é instigar a platéia a pesquisar sobre o teatro, que é uma arte muito rica”. No enredo, várias fases das artes cênicas. Nem perí­odos de difí­cil absorção e compreensão, como o Teatro do Absurdo, foram deixados de fora. Para fazer isso, o grupo destacou personagens marcantes da história do teatro, “sempre na esperança de que eles fiquem na memória das pessoas” coloca Perré.
A peça, cujo foco é o público adolescente e adulto, fez muito sucesso entre as crianças. “Foi uma peça criativa, bem pensada”, comenta João Gabriel Broska, de 12 anos. A enfermeira Cristiane Vechiato, que levou as filhas para o teatro, revela que suas meninas adoraram a experiência. “A gente nunca tinha visto uma peça assim antes, aprendi bastante com ela”, conta.
Depois da peça, o público foi convidado a conhecer os bonecos e adereços da Companhia. Fundada em 1981, a Cia Filhos da Lua de Teatro de Bonecos monta seus próprios elementos cênicos. Para essa peça, foram convidados o artista plástico João Andirá, para ajudar a confeccionar elementos de cena, e a figurinista Cláudia Gutierrez, para auxiliar com as roupas.

Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.