qui 25 abr 2024
HomeCidadeEdital das inscrições para bolsa-auxílio da UFPR já está disponível no site...

Edital das inscrições para bolsa-auxílio da UFPR já está disponível no site da PRAE

Inscrições estão disponíveis no site da PRAE desde o dia 19 de janeiro. Outros editais serão abertos em março e agosto deste ano para os alunos que não se inscreveram no primeiro edital, e para os calouros do segundo semestre. (Foto: Divulgação PRAE)

Estão abertas as inscrições para o PROBEM (Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante) para quem deseja receber o benefício das bolsas-auxílio oferecidas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a PRAE. Todos os estudantes da UFPR, inclusive os calouros que entraram no último vestibular, podem se inscrever no site da PRAE até o dia 27 desse mês.

Segundo a coordenadora de assistência estudantil da PRAE, Maria Zehnpfennig Zanetti, o edital foi colocado no site antes do início das aulas com o intuito de atingir os calouros, pois no ano anterior o edital foi aberto depois do início das aulas e os alunos começavam a receber o benefício somente em Abril do mesmo ano. “Em 2015, já durante a matrícula, os novos alunos receberam um material de informe sobre os auxílios”, explica.

Auxílios

São oferecidos pela PRAE, o auxílio permanência, para ajudar em fotocopias e em compra de livros, o auxílio refeição que é a isenção da taxa dos restaurantes universitários, o auxílio moradia para estudantes vindos de outras cidades e o auxílio creche para estudantes da UFPR que tenham filhos. Os auxílios remunerados variam de 275 reais o auxílio moradia, a 400 reais o auxílio permanência.

“O auxílio da bolsa é de extrema importância para um aluno que entra na Federal com fragilidade socioeconômica, é uma motivação financeira. No meu primeiro ano, eu participava de projeto de extensão já que é muito difícil conseguir um estágio”, afirma Thaynara Luchetti, 19, aluna de Relações Públicas, que recebeu a bolsa permanência durante dois anos e tentará renovar em 2015.

Requisitos

A PRAE oferece os auxílios e tem como público-alvo universitários com fragilidade socioeconômica, com renda per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo nacional. Em 2014, foram atendidos ao todo 6.652 estudantes da Universidade.

Monique Adriani da Silva Garcia, 19, estudante de Química da UFPR, recebe o auxílio desde 2013. “As bolsas precisam ser renovadas todo ano, na verdade é feita uma nova seleção dos bolsistas a cada ano. No edital de 2013/1 consegui os 3 auxílios (alimentação, moradia e permanência), e recebi por um ano. No entanto, no edital de 2014/1 consegui apenas o auxilio permanência porque a demanda foi grande”, conta.

As bolsas PROBEM também são acumuláveis com outros tipos de bolsas ofertadas pela UFPR, como bolsa monitoria, PROEC, contanto que o valor não passe de um salário mínimo e meio por aluno.

O próximo edital a ser aberto pela PRAE será a partir do dia 23 de março, para atualização de alunos que já são bolsistas. “Não fechamos as portas para os outros estudantes”, completa Zanetti.

Serviço

Os editais e informações sobre as inscrições do PROBEM, estão disponíveis no site da PRAE

Thaynara Luchetti Rossi
Thaynara Luchetti Rossi, aluna que recebeu o auxílio durante dois anos (Foto: Plínio Lopes)