sáb 27 abr 2024
HomeDestaquesDe|cisões traz histórias reais de egressos do sistema prisional

De|cisões traz histórias reais de egressos do sistema prisional

O documentário conta com emocionantes depoimentos de homens e mulheres, cujas vidas foram drasticamente mudadas com a prisão

De|cisões é um espaço vocalizador onde detentos e egressos do sistema prisional foram protagonistas da narração da sua própria história de vida”, afirma a diretora Carolina Ghilardi. Com aproximadamente 50 minutos de duração, o documentário foi produzido por Ghilardi em 2021 como Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo, sob orientação do professor Elson Faxina.

O que os ex-detentos compartilham com as câmeras são suas jornadas de vida. Contam que os levou para a criminalidade, como se deu o processo de cumprimento de pena e as marcas geradas pelo cárcere. Abordam, principalmente, a saída do mundo crime e como o trabalho possibilitou que retomassem a vida em sociedade.

Apesar de focar nas histórias individuais dos protagonistas, o documentário traz como pano de fundo uma importante discussão sobre o sistema prisional brasileiro, que, muitas vezes, acaba falhando na sua principal função: a de ressocialização.

De|cisões está disponível na íntegra no YouTube, e você também pode conferi-lo a seguir!

Camila Lima
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Camila Lima
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.
Pular para o conteúdo