sáb 20 abr 2024
HomeDestaquesEm assembleia, professores da UFPR decidem não entrar em greve

Em assembleia, professores da UFPR decidem não entrar em greve

Professores decidem não entrar em greve Foto Divulgação APUFPR
A decisão foi tomada na tarde de hoje em Assembleia Geral (Foto: Marcia Elizandra Faustino)

Os professores da Universidade Federal rejeitaram a deflagração de greve, por 146 votos a favor e 266 contra. Se fosse aprovada a greve iniciaria nesta quinta-feira (28).

Depois de dois indicativos de greve durante o mês de maio, os professores da UFPR decidem continuar os trabalhos, “o movimento tem que ser construído, ter muito mais visibilidade para a sociedade. O sindicato e os professores teriam que reunir as informações que mostram os exemplos concretos dos sucateamentos para a sociedade. Temos que ter um apoio claro e hoje não temos”, diz Rosana Moreira da Rocha, professora do departamento de Zoologia.

Dentre as reivindicações estavam defesa do caráter público da universidade, condições de trabalho, garantia de autonomia e reestruturação da carreira. Também pede a reversão dos cortes no orçamento e ampliação de investimento nas instituições, já que nesse ano a UFPR teve 33% de cortes no seu orçamento.

“Uma discussão entre professores, alunos e com um conjunto da sociedade, usaria os recursos que temos, entrar em greve é abrir mão desses recursos”, afirma Igor Leão, professor do departamento de Economia.

“O grande problema das reivindicações é que elas são muito genéricas e normalmente são muito numerosas e temos que focar em coisas que são prioritárias e ter duas ou três reivindicações, metas. Porque é outro perigo, entra-se na greve e não tem como sair, fatalmente nunca tudo é resolvido”, completa Rosana Moreira.

Outras instituições também se reunirão em assembleia nesta semana para uma possível greve. A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco),  também rejeitou hoje a deflagração da greve por 272 votos contra e 82 a favor.

Em entrevista ao Jornal Rádio Comunicação, o Reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho afirma que o que é decido nas assembleias é respeitado. A última greve durou cerca de 4 meses, em 2012. O principal motivo para a greve foi o não cumprimento do acordo de reestruturação de carreira por parte do governo federal.

Técnicos

Os servidores técnicos-administrativos das universidades federais decidiram entrar em greve a partir dessa sexta feira. A assembleia que aconteceu dia 20 de maio tem como principais itens de reivindicação o reajuste linear de 27,3%, e a data-base para 1º de maio.