seg 18 out 2021
HomeDestaquesEquipe de Baja SAE da UFPR garante 20ª colocação em campeonato nacional

Equipe de Baja SAE da UFPR garante 20ª colocação em campeonato nacional

O 21º Campeonato Baja SAE Brasil – Petrobras foi realizado de 05 a 08 de março em Piracicaba, São Paulo. O evento foi sediado pelo Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) e contou com 61 equipes participantes. A UFPR foi representada por 21 estudantes de engenharia, da equipe BRH Sulflex Baja UFPR que garantiu a 20a posição geral no ranking.

A equipe da UFPR é composta por alunos de engenharia mecânica, elétrica e de produção (Foto: Fernanda Tieme)

O campeonato consiste na avaliação dos carros off road – próprios para uso fora de estrada – que são projetados, montados e pilotados por alunos de engenharia. Foram mais de 950 estudantes participando da competição, além de aproximadamente 100 voluntários que ajudaram na organização como juízes, comissários, staff e comitê técnico.

Os quatro dias foram repletos de avaliações técnicas e de resistência, como de conforto e velocidade. A prova mais esperada, porém, foi o Enduro de Resistência, em que os pilotos devem fazer o maior número de voltas na pista de obstáculos durante 4 horas. “Nossa posição final foi bastante valorizada, ainda mais pelo empenho da equipe em recolocar o veículo na pista depois de quebrar”, declara o professor coordenador da equipe da UFPR, Jorge Erthal.

A equipe vencedora é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e poderá representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada entre os dias 07 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.

Baja SAE

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, off road, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m e 113,4kg. (Foto: Fernanda Tieme)

O Baja SAE é um programa organizado pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros de Mobilidade), e foi o primeiro do gênero estudantil de capacitação promovido pela companhia, em 1995. “O aluno que faz trabalhos como o Baja é mais completo, porque consegue casar o conhecimento teórico com a prática muito bem”, aponta o organizador do campeonato, Daniel Bueno.

Equipe UFPR

Criada em 1995, a BRH Sulflex Baja UFPR é formada por 22 alunos de engenharia e, mesmo com um professor coordenador, eles são os únicos a pensar, projetar, construir e conseguir patrocinadores – até agora são 28. A autonomia dos estudantes é o principal objetivo. “A própria SAE recomenda que o projeto seja administrado e executado unicamente pelos estudantes para que o objetivo de treiná-los para o mercado de trabalho seja alcançado”, assegura o professor coordenador Jorge Erthal.

Para o capitão da equipe, André Born, o projeto oferece uma experiência prática de engenharia incomparável. “O Baja envolve todas as etapas possíveis de um projeto mecânico e também faz com que todos os participantes aprendam a trabalhar em equipe”, afirma o também piloto da BRH Sulflex Baja UFPR.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes