No próximo domingo (15), a partir das 16h, a Bateria Extremamente Bêbada da Associação Atlética de Comunicação Social (Bebacos, para os íntimos) vai embalar a folia dos curitibanos na Puta Festa de Carnaval. O evento tem mais de 6 mil pessoas convidadas nas redes sociais e faz parte de uma série de festas produzidas para desentediar os domingos de Curitiba; uma tendência que também está se expandindo para Joinville.
A parceria Bebacos + Puta Festa começou em 2014, quando os organizadores descobriram que, surpreendentemente, o ritmo mais tocado não é o samba, e sim o funk. “Isso os animou muito, porque o funk é um dos gêneros que mais tocam nas festas deles. Então, quando descobriram que tocamos Valesca, nos adotaram como se fôssemos a bateria oficial da Puta Festa!” comenta Pedro Oliveira, puxador de voz da bateria.

“Queríamos uma bateria que não tocasse só os clássicos do carnaval”, confirma Tatiane Corrêa dos Santos, produtora de eventos e uma das organizadoras da Puta Festa. “No carnaval passado a aceitação foi bem positiva, então resolvemos repetir”, diz.
A Puta Festa começou como um evento colaborativo, pago com a contribuição voluntária dos presentes. Devido à demanda, só a cooperação com os gastos não bastou e foi preciso instituir um valor de entrada. “Pensamos em trabalhar com patrocínios futuramente, mas não conseguimos ainda”, conta Tatiane. Entretanto, ela explica que a festa de domingo será de graça: “é uma edição bem especial, onde voltamos às nossas origens”.
OS BEBACOS
A Bateria é uma atribuição da Associação Atlética de Comunicação Social (AACOS), a qual é responsável pela manutenção dos instrumentos e envolvimento com fins esportivos – como o motivo pelo qual os Bebacos existem: fazer torcida nos Jogos Universitários de Comunicação Social (JUCS), instigando a competição entre UFPR e outras universidades do estado com suas paródias de humor ácido. A equipe, com 20 instrumentos, quer aumentar sua capacidade: “Abrimos um processo administrativo junto à UFPR para aquisição de novos equipamentos, mas provavelmente só teremos no segundo semestre” lamenta Pedro, que também é vice-presidente da AACOS.
Quem participa precisa saber as letras das músicas e ter disposição para aprender um novo instrumento. O desempenho e a participação nos ensaios contam positivamente para ser escalado para as apresentações, tais como o Curitibatuque e a Puta Festa – e quem sabe até na edição do evento no domingo seguinte, em Joinville. A presença dos Bebacos numa manifestação cultural desse porte traz destaque não só para a Atlética, como também visibilidade para o próprio curso de Comunicação Social, especialmente no caso do JUCS.
SERVIÇO
Local: Rua Jaime Reis, 598, Curitiba
Dia: 15, domingo
Horário: 15:00 às 22:00
Confira a programação no evento da Puta Festa no Facebook. Para maiores informações, acesse a página da Bateria.
Veja também: