sáb 20 abr 2024
HomeNotas comunicaçãoFestival Olhar de Cinema traz sessões a preços baixos e oficinas gratuitas

Festival Olhar de Cinema traz sessões a preços baixos e oficinas gratuitas

Cartaz oficial do Festival Olhar de Cinema.
Foto: Divulgação

O Festival Olhar de Cinema ocorrerá de 6 a 14 de junho. A programação será divulgada semana que vem, serão cerca de 60 produções; por enquanto apenas as oficinas têm datas confirmadas. Também já foram divulgados os preços dos ingressos: os longas custarão R$5 (meia-entrada a R$2,50) e as sessões de curta custarão R$1 (valor único). As vendas começam no dia 28/5 no Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal) e na Cinemateca, locais onde ocorrerão as exibições.

Ano passado as sessões foram gratuitas. Segundo Antônio Júnior, um dos organizadores do Festival, a cobrança de valores simbólicos se justifica com o aumento das salas de exibição. “Seria inviável a formação de filas com 400 pessoas esperando por 1 hora dentro do espaço principal do evento. Com esse valor as pessoas poderão comprar seus ingressos e garantir os filmes que querem assistir com uma semana de antecedência”, declarou.

As oficinas ocorrerão no Memorial de Curitiba. Nos dias 8 e 9 de junho, Cláudia da Natividade, produtora do filme Estômago, fala sobre Produção Executiva. De 11 a 14 de junho Fábio Andrade, editor da Revista Cinética, ministra oficina de Crítica Cinematográfica. Nos mesmos dias, pela manhã, o assistente de direção Marcelo Caetano discorre sobre Assistência de Direção e Produção Colaborativa. As oficinas são gratuitas e os interessados podem se inscrever por este link até o dia 24 de maio.

Este ano a organização recebeu 1959 inscrições de filmes de 93 países diferentes. A maioria do Brasil, Estados Unidos e Espanha, mas também houveram inscrições de países como Nepal, Malásia e Kosovo. Desta forma, o Festival alcança sua meta de representar uma janela para a produção fílmica independente de várias partes do mundo.

Júri Universitário

Até segunda-feira (6) a organização do festival recebe inscrições para a composição do Júri Universitário. Para participar é preciso estar cursando uma graduação na área de Humanas e fazer uma resenha de um dos seguintes filmes: Metrópolis (Fritz Lang,1927), O Enigma de Kaspar Hauser (Werner Herzog, 1974) ou Barbara (Christian Petzold, 2012). Mais informações no site do Festival: http://olhardecinema.com.br/inscricao-juri-universitario/.