ter 21 maio 2024
HomeDestaques"Fórum Vozes da UFPR" e a integração universitária no ambiente político

“Fórum Vozes da UFPR” e a integração universitária no ambiente político

Fórum Vozes da UFPR, projeto que une três forças universitárias para evoluir dentro da universidade

Nesta terça-feira, 31, aconteceu na sede da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR), o lançamento do Fórum Vozes da UFPR. Projeto que visa a integralidade de todas entidades representativas da universidade, e o fortalecimento da luta em prol a educação pública.

Idealizado por três forças, APUFPR representando os docentes, Sinditest representando os técnicos administrativos, e o DCE representando os estudantes, tem por objetivo a construção um espaço coletivo para o debate de pautas de interesse de todos que integram a Universidade Federal do Paraná.

Segundo Andréa Stinghen, diretora da APUFPR, “a ideia surgiu dentro de uma discussão, um debate em conjunto, onde avaliamos que temos que caminhar muito, evoluir muito dentro da universidade, e existem pautas coletivas que permeiam as três categorias, e anseios também distindo de cada… Então achamos que juntando forças, conseguiríamos caminhar melhor”.

Atualmente o maior desafio na luta estudantil é a garantia de políticas de permanência, que durante o governo anterior, se tornou a pauta mais discutida dentro da universidade. Após quatro anos de um governo que abalou o cenário educacional do país, vemos a oportunidade de construir uma universidade mais digna para seus estudantes, e o Fórum Vozes da UFPR é uma oportunidade de trazer isso a comunidade da UFPR.

Diego Matinez, membro da atual gestão do DCE e militante do Partido dos Trabalhadores em Colombo cita que, “precisamos tanto de auxílio em questões materiais como alimentação, moradia e bolsas com valores dignos, quanto apoio psicológico. Acredito que essa é uma pauta em que as três categorias podem facilmente convergir, uma vez que não representa nenhum interesse antagônico. Neste sentido, sim, estamos apostando na unidade para acumular forças e avançar com esta que é uma das nossas pautas mais importantes no momento”.

A expectativa do novo projeto vai além do debate entre as entidades, ele tem como objetivo também a integração de todos alunos da universidade com o ambiente político, para entender a política da educação.

Lucas Schneider, vice presidente da União Paranaense dos Estudantes, e militante do Para Todos (PT), afirma que “O projeto Fórum Vozes da UFPR é trazer os estudantes para o debate, para dentro da política, para entender que qualquer ato dentro da universidade é política, por que a Universidade Federal do Paraná está no orçamento da união, está no orçamento do estado, nas universidades estaduais. Então o estudante tem que entender que cada ato dele é um ato político, então Vozes da UFPR é justamente a gente entender que cada parte, seja ele o técnico, seja o docente, seja ele o estudante, ele é um ato político, e o estudante principalmente, pois nós somos o mercado da educação e é por isso justamente que o Vozes da UFPR vem para dar voz, dar ouvidos a essas pessoas, e continuar esse trabalho muito bonito que precisamos avançar, e foi o trabalho que derrotou o Bolsonaro”.

O vereador e militante da causa estudantil Ângelo Vanhoni também marcou presença no evento, e em entrevista ao jornal comunicação, conta que:

A universidade pública está diretamente ligada a uma questão de democracia, por que o público tem a noção fundamental de igualdade, é o destino de oferecer conhecimento igual para todos os jovens… as universidade públicas ofertam o melhor ensino no Brasil, onde os professores ainda que com pouco, tem a oportunidade de pesquisar, fazer extensão, do desenvolvimento da ciência. E são esses os valores que vão fundar uma nação mais democrática, mais humana em nosso pais. O Fórum Vozes da UFPR, vai desempenhar um papel importante na UFPR junto aos professores, junto aos gestores, para discutir uma boa pauta, um bom programa e envolver a comunidade neste projeto que tem na universidade”.

Para saber mais sobre o Fórum Vozes da UFPR, acesse o site https://apufpr.org.br/.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo