qua 24 abr 2024
HomeDestaquesHC receberá Unidade de Pronto Atendimento 24 horas

HC receberá Unidade de Pronto Atendimento 24 horas

Obras de ampliação para a UPA devem começar no segundo semestre de 2013.

Até ano que vem, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h deve entrar em funcionamento no Hospital de Clinicas da UFPR. A ação é fruto de uma parceria entre UFPR e Prefeitura Municipal de Curitiba, cujo protocolo de intenções foi assinado pelo reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho, e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, no início do mês.

Pela localização e pelas várias áreas de atendimento do HC, a 9ª UPA a ser instalada pela prefeitura na cidade deve atender à demanda de urgências do Centro e bairros vizinhos, evitando aglomeração nos hospitais Cajuru e do Trabalhador. A aposentada Jandira Conceição mora nas proximidades do hospital e reconhece a necessidade de um Pronto Atendimento (PA). “Durante o dia, há muita gente de fora de Curitiba aqui no HC. Mas à noite, o hospital poderá atender às urgências locais”, conta.

No discurso feito durante a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções, o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, afirmou que a instalação da UPA é benéfica aos estudantes de medicina que terão uma interação maior com a comunidade. “Se por um lado a região ganha um pronto atendimento 24 horas, os alunos da UFPR também ganham”, afirmou Mulinari .

Melissa Mazepa está no terceiro ano do curso de medicina e aprova a parceria entre a Universidade e a Prefeitura. “É importante para a nossa formação prática. Nós teremos acesso a uma unidade 24h em nosso hospital-escola e não precisaremos prestar prova em outros hospitais”, explica a estudante.

Segundo o protocolo de intenções, o HC se compromete em ceder os três primeiros andares – térreo, primeiro e segundo andar – onde atualmente está a Unidade de Pronto Atendimento adulto e infantil, o Pronto Atendimento Observação e a UTI Semi-intensiva, respectivamente. Fica a cargo da prefeitura as obras de ampliação da área a ser ocupada pela UPA, que devem começar no segundo semestre de 2013, e a contratação e administração de profissionais pela Secretaria da Saúde. A construção de leitos, clínicas gerais e pediatria na área, onde hoje é o estacionamento do HC, faz parte do projeto de ampliação.

O acordo marca uma nova fase na relação da UFPR com a Prefeitura, que, segundo o reitor, Zaki Akel Sobrinho, não foi muito frutífera com a gestão anterior da cidade.