qui 28 mar 2024
HomeEsportesJogadores de ioiô competem em Curitiba

Jogadores de ioiô competem em Curitiba

Esporte parece amador, mas é preciso muito dedicação para se destacar. Foto: Divulgação

Neste mês, Curitiba foi palco do campeonato paranaense de Yoyo 2012. O evento contou com a presença de mais de 40 pessoas e foi promovido pela loja Timeless, que comercializa produtos próprios para a prática do esporte. A competição começou em 2006 e está se firmando como uma das mais importantes do país.

Os jogadores formam uma comunidade. Com os campeonatos e apresentações, ocorre forte intercâmbio entre os Estados. Apesar do caráter amador do esporte, todos os atletas se dedicam bastante. “Tenho o patrocínio da marca de Ioiô, que me fornece principalmente equipamento e me dá apoio nos campeonatos”, afirma Victo Hugo Sacchelli, campeão paranaense deste ano.

A iniciação no mundo do ioiô parece ser unânime. Todos começaram brincando e resolveram pesquisar um pouco mais sobre a prática do ioiô na internet. Acabaram conhecendo a comunidade de jogadores e se apaixonaram. “É legal ver as crianças praticando e competindo, pois foi assim que eu comecei, de brincadeira mesmo. E hoje já participei de diversos campeonatos”, disse Vinicius de Souza Chagas, veterano nas competições.

Campeonato Mundial

Os campeões brasileiros de ioiô conquistam uma vaga para o Mundial. O primeiro Mundial aconteceu em 1932, na Inglaterra, mas só em 1992 a competição passou a ser realizada anualmente. Desde o ano 2000 o torneio ocorre em Orlando – Flórida, nos Estados Unidos.

O campeão paranaense deste ano, Victor Hugo, já participou de dois mundiais e vê o torneio como uma boa oportunidade de trocar experiências com outros praticantes e aproveitar o ambiente do esporte. “Você conhece jogadores do mundo inteiro, consegue trocar ideias e ver eles treinando e se apresentando de perto”, explica Victor.

O Brasil possui apenas um campeão mundial, vencedor em 2003. É Rafael Matsunaga que também marcou presença no evento paranaense e fez uma apresentação. “Não disputo mais. Ainda vou para o Mundial apenas como juiz. É legal, o pessoal da minha época ainda vai. Então o campeonato uma vez por ano é uma oportunidade boa de rever os amigos”, conta Matsunaga.

Entenda o esporte

A maioria dos jogadores começa com o ioiô de rolamento fixo e depois migram para o de rolamento solto, que permite maior versatilidade nas manobras, pois mantém o brinquedo girando por mais tempo. A pontuação é contada pelo número de movimento efetuados e pela performance geral do jogador. Encantar o público e realizar manobras em sincronia com a música também contam pontos. São várias categorias, que variam de acordo com o tipo de Ioiô, de manobras e quantidades de brinquedos utilizados simultaneamente. Em algumas modalidades, movimentos de corda são mais valorizados. Em outras, o que vale é a desempenho artístico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo