seg 18 mar 2024
HomeCiência & Tecnologia'Parem as máquinas': podcast aborda o nascimento do jornal Plural e...

‘Parem as máquinas’: podcast aborda o nascimento do jornal Plural e a ruptura do veículo com a grande mídia

Produto foi desenvolvido em 2021 por estudantes do curso de jornalismo para a disciplina de Comunicação e Tecnologia

No final de 2018, chegava à internet um jornal repleto de ambições e dúvidas: o Plural. Um produto da cibercultura, isto é, nascido no ambiente online, o jornal entra na vida dos curitibanos a partir de um desejo – e também revolta – dos jornalistas Rogério Galindo e Rosiane Correia de Freitas e do chargista e cartunista Alberto Benett.

Ao longo de 26 minutos, o podcast produzido pelas graduandas em jornalismo Luciana Mello, Rafaela Moura e Valkyria Ratmann, sob orientação da professora doutora Myrian Del Vecchio, traz relatos de um dos idealizadores do jornal, o Galindo, e aborda a transformação do jornalismo brasileiro a partir de uma entrevista com o jornalista José Carlos Fernandes.

“Em 2018, quando fui demitido da Gazeta do Povo, surgiu essas circunstâncias porque achávamos necessário ter um jornal novo na cidade, já que os jornais daqui ou tinham falido ou tinham se nacionalizado e não tinha muita gente fazendo cobertura local”, afirma Galindo, que garante que o jornal “foge de caça-cliques”.

Ficou curioso para saber como esta história termina, ou melhor, começa? Clique aqui ou ouça abaixo o podcast “Parem as máquinas” na íntegra:

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo