ter 23 abr 2024
HomeDestaquesProjeto arquitetônico do novo prédio do Sacod deve ser concluído até julho

Projeto arquitetônico do novo prédio do Sacod deve ser concluído até julho

Estrutura do prédio que acomodará os cursos de Artes, Design, Música, Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas.

Criado no final de 2012, o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR deve ter o projeto arquitetônico de sua nova sede pronto até o final de julho. O prédio será construído no campus Juvevê da UFPR, onde hoje é o Departamento de Comunicação Social (Decom).

O andamento do projeto depende do pagamento das parcelas para a empresa responsável, que estava atrasado desde dezembro do ano passado pela demora no repasse de verbas do Governo Federal à universidade. A quitação de uma nova parcela, no dia 20 de abril, deu continuidade ao trabalho. Antes de ficar pronto, o projeto passará por uma última revisão de detalhes pela UFPR.

Mesmo com a finalização da planta no final do semestre, a construção do prédio não está prevista para começar em 2015. “O orçamento inicial da obra era de R$ 65 milhões. Com a crise financeira, o Governo está cortando gastos e as obras não devem ser iniciadas este ano”, declara Luiz Paulo Maia, vice-diretor do Sacod.

O projeto

No ano de fundação do Sacod, foi realizado um concurso nacional de arquitetura para o planejamento da nova obra. O projeto vencedor – dentre os 111 inscritos – foi de autoria do Studio Arthur Casas, de São Paulo. O campus de Comunicação Social foi o escolhido para abrigar a construção por ter mais espaço disponível que campus do Batel, onde está atualmente o Departamento de Artes (DeArtes) da universidade.

Segundo Daniel Salles, secretário do DeArtes, a junção dos departamentos em um único ambiente otimiza as demandas dos cursos. “Unindo o setor teremos uma autonomia administrativa maior e mais concentrada nas necessidades de todos”, afirma Salles. Além da questão logística, outra vantagem é a interação entre os cursos. “Design conta com a circulação dos cursos de humanas na Reitoria, mas os polos de Comunicação e de Artes são isolados entre si. Do ponto de vista acadêmico é muito enriquecedor existir uma concentração grande de professores e alunos de áreas afins trocando ideias”, explica o vice-diretor do Sacod.

Departamento de Artes

A propriedade que abriga hoje o campus Batel da UFPR foi adquirida em agosto de 2012 pela UFPR. Até então ela pertencia ao Instituto de Administração Financeira da Previdência Social (Iapas) – atual Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) -, mas desde a década de 50 a UFPR tinha autorização para utilizar o espaço, que já foi sede do curso de Farmácia e desde abril de 2002 se tornou o Departamento de Artes da Federal.

O novo projeto de construção prevê um espaço moderno, com adequação tecnológica para suprir as necessidades estruturais que o DeArtes não apresenta: “Esse prédio não foi construído para música e artes, então os espaços físicos não são adaptados para esses cursos. Isso é pensado no novo prédio, que apresenta toda uma concepção arquitetônica mais moderna”, esclarece Daniel Salles.

É o que espera Bruna Letícia Bozza, aluna do 3º ano de Artes Visuais, que apesar de saber que estará formada até a conclusão do prédio, ficou feliz quando viu a planta do edifício que será usado por outros alunos. “Achei incrível e espero que seja eficiente e se encaixe nas necessidades dos cursos do setor. Se houver uma estrutura boa e salas adaptadas a todos, o convívio vai ser bom”, diz a estudante.

O destino do prédio no Batel após a transferência do Departamento de Artes para o Juvevê ainda é incerto. Nenhum órgão da UFPR procurado pela reportagem soube dizer o que será feito no futuro com um dos menores campi da universidade.

Atual sede do Departamento de Artes da universidade (Foto: Marcos Solivan).