
Criado no final de 2012, o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR deve ter o projeto arquitetônico de sua nova sede pronto até o final de julho. O prédio será construído no campus Juvevê da UFPR, onde hoje é o Departamento de Comunicação Social (Decom).
O andamento do projeto depende do pagamento das parcelas para a empresa responsável, que estava atrasado desde dezembro do ano passado pela demora no repasse de verbas do Governo Federal à universidade. A quitação de uma nova parcela, no dia 20 de abril, deu continuidade ao trabalho. Antes de ficar pronto, o projeto passará por uma última revisão de detalhes pela UFPR.
Mesmo com a finalização da planta no final do semestre, a construção do prédio não está prevista para começar em 2015. “O orçamento inicial da obra era de R$ 65 milhões. Com a crise financeira, o Governo está cortando gastos e as obras não devem ser iniciadas este ano”, declara Luiz Paulo Maia, vice-diretor do Sacod.
O projeto
No ano de fundação do Sacod, foi realizado um concurso nacional de arquitetura para o planejamento da nova obra. O projeto vencedor – dentre os 111 inscritos – foi de autoria do Studio Arthur Casas, de São Paulo. O campus de Comunicação Social foi o escolhido para abrigar a construção por ter mais espaço disponível que campus do Batel, onde está atualmente o Departamento de Artes (DeArtes) da universidade.
Segundo Daniel Salles, secretário do DeArtes, a junção dos departamentos em um único ambiente otimiza as demandas dos cursos. “Unindo o setor teremos uma autonomia administrativa maior e mais concentrada nas necessidades de todos”, afirma Salles. Além da questão logística, outra vantagem é a interação entre os cursos. “Design conta com a circulação dos cursos de humanas na Reitoria, mas os polos de Comunicação e de Artes são isolados entre si. Do ponto de vista acadêmico é muito enriquecedor existir uma concentração grande de professores e alunos de áreas afins trocando ideias”, explica o vice-diretor do Sacod.
Departamento de Artes
A propriedade que abriga hoje o campus Batel da UFPR foi adquirida em agosto de 2012 pela UFPR. Até então ela pertencia ao Instituto de Administração Financeira da Previdência Social (Iapas) – atual Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) -, mas desde a década de 50 a UFPR tinha autorização para utilizar o espaço, que já foi sede do curso de Farmácia e desde abril de 2002 se tornou o Departamento de Artes da Federal.
O novo projeto de construção prevê um espaço moderno, com adequação tecnológica para suprir as necessidades estruturais que o DeArtes não apresenta: “Esse prédio não foi construído para música e artes, então os espaços físicos não são adaptados para esses cursos. Isso é pensado no novo prédio, que apresenta toda uma concepção arquitetônica mais moderna”, esclarece Daniel Salles.
É o que espera Bruna Letícia Bozza, aluna do 3º ano de Artes Visuais, que apesar de saber que estará formada até a conclusão do prédio, ficou feliz quando viu a planta do edifício que será usado por outros alunos. “Achei incrível e espero que seja eficiente e se encaixe nas necessidades dos cursos do setor. Se houver uma estrutura boa e salas adaptadas a todos, o convívio vai ser bom”, diz a estudante.
O destino do prédio no Batel após a transferência do Departamento de Artes para o Juvevê ainda é incerto. Nenhum órgão da UFPR procurado pela reportagem soube dizer o que será feito no futuro com um dos menores campi da universidade.
