qui 25 abr 2024
HomeNotas comunicaçãoPúblico de Museu de Arte da UFPR cai 70% em 4 anos

Público de Museu de Arte da UFPR cai 70% em 4 anos

Abertura da exposição “Amazônia Viva” no MusA, há 1 ano atrás. Foto: Rodrigo Juste Duarte

Relatório publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) mostra que o Museu de Arte da UFPR (MusA) teve queda acentuada de público nos últimos 4 anos. Em 2009, o museu recebeu 3294 visitantes; no ano passado foram apenas 967. Uma queda de cerca de 70%. Os números de outras unidades vinculadas à Proec (grupos artísticos e teatros) não mostram declives tão acentuados.

O museu existe desde 2002, mas não consta no organograma oficial da universidade. Seu regimento foi aprovado pelo Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) somente em fevereiro deste ano. O que pode reverter uma série de problemas como a falta de técnicos especializados, curadores e estratégias de ação.

Parcerias com a Secretaria de Cultura do Paraná, Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), Departamento de Artes (Deartes)  e os cursos de Design e Arquitetura estão em tramitação. A ideia é fazer cooperações e definir uma política museológica, implantando a Unidade de Museus na UFPR, o que a pró-reitoria classifica como uma proposta de “inovação”. Também estão em andamento a construção do Livro de Tombo do MusA e estudos para a publicação de um catálogo do acervo.

A última exposição de destaque do MusA foi “Amazônia Viva” do artista Tyryetê Kaxinawá, em abril do ano passado. A exposição fez parte das comemorações do centenário da UFPR. As agendas de exposição tanto no site da Proec, quanto no blog UFPR Cultural, mantido pela pró-reitoria, estão desatualizadas. Quem se dirigiu ao espaço nesta semana, o encontrou fechado.

Histórico

O MusA surgiu em 1998 para sanar a necessidade de proteger e catalogar o acervo artístico adquirido ao longo dos anos pela UFPR. Foi inaugurado oficialmente em 2002 e desde então promove exposições periódicas em seu espaço. Já fez parcerias importantes com a Bienal Brasileira de Design em 2010 e Bienal VentoSul de 2009 e 2011. O MusA está localizado no 1º andar do prédio histórico da universidade, entrada pela lateral, na rua XV de Novembro, 695.