Reflexões sobre política, cultura, língua, trabalho, identidade e trajetória de vida são algumas das questões abordadas, com muito impacto, no documentário Kakané Porã, Aldeia Urbana (2018). O filme retrata a vida dos índios Xetá, Kaingang e Guarani que habitam uma aldeia localizada no bairro Campo de Santana, em Curitiba.
Kakané Porã é considerada a primeira aldeia urbana da Região Sul do Brasil e a terceira do país todo. Com o objetivo de aproximar as pessoas à causa indígena, que (sobre)vive em constante ameaça após as eleições de 2018, o material busca dar visibilidade à aldeia, ainda pouco conhecida pelos próprios moradores da capital paranaense.
Nesta imersão de quase 27 minutos, a jornalista Mariana Wiedmer Fachini explora a visão da própria comunidade sobre Curitiba e a resistência da cultura indígena no meio urbano. O documentário, orientado pelo professor Elson Faxina, é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR).