sáb 23 out 2021
HomeUFPRUFPR abre vagas para curso anual de empreendedorismo

UFPR abre vagas para curso anual de empreendedorismo

Projeto “Bota pra Fazer”, responsável por levar conceitos de empreendedorismo à estudantes de graduação e pós-graduação, já atendeu mais de 15 mil alunos através de 45 parcerias com instituições de ensino de todo o país  (Foto: Reprodução/agenciafiep.com.br)

Com o objetivo de capacitar a comunidade acadêmica na área dos negócios, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) fechou neste ano uma parceria com o instituto Endeavor. A universidade dará, a partir do convênio, início ao curso anual “Bota Pra Fazer”, ministrado por 25 professores treinados pelo Sebrae. As aulas ocorrerão no setor de Ciências Aplicadas, no Campus Botânico, com datas de inscrição a serem divulgadas pela Agência de Inovação da UFPR, e serão destinadas a estudantes de todos os setores.

Segundo Henrique Tormena, diretor da Endeavor no Paraná, o empreendedorismo é fundamental para os universitários. “A Endeavor acredita que a educação é a primeira etapa para que o empreendedorismo adquira uma maior representação”, comenta. “Buscamos formar empresários que gerem alto impacto na sociedade, criando empregos e renda, mudando a realidade do País”, continua.

O convênio pretende incentivar inovações em diversas áreas. “É na universidade que a ciência cria, que novos processos e métodos são inventados e experimentados. O jovem universitário tem força para estruturar, desenvolver protótipos e fazer com que as coisas aconteçam”, diz Tormena.

O coordenador do projeto, Prof. Emerson Carneiro Camargo, diz que o curso já foi implantado com sucesso em muitas instituições brasileiras. O principal motivo da necessidade da parceria, segundo ele, é a visão que os universitários têm do futuro. “A comunidade acadêmica apresenta uma ansiedade em relação ao empreendedorismo. Temos como objetivo eliminar tal ansiedade”, comenta.

Outro motivo, de acordo com Camargo, é a necessidade de uma abordagem direta e objetiva na área dos negócios na UFPR. “Precisávamos de uma atividade de alto impacto para lançar nossos alunos no mercado de trabalho. A intenção do curso é formar não só empregados, mas empreendedores”, explica.

A universidade ainda não sabe como os cursos serão ministrados e quais os professores designados, mas a ideia, de acordo com o professor, é formar o maior número de alunos ainda neste ano. Ele conta também que, no caso de excesso de procura, o programa será reaberto no próximo ano. As informações sobre inscrição, carga horária e conteúdo do curso serão divulgadas em breve.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes