qui 28 mar 2024
HomeEsportesUFPR conquista medalhas em torneio universitário de atletismo

UFPR conquista medalhas em torneio universitário de atletismo

Delegação de atletismo da UFPR (Foto: Divulgação)

A equipe de atletismo da UFPR trouxe mais uma conquista para o quadro de medalhas do grupo no último dia 17 de agosto, em São Caetano do Sul. O grupo participou do Torneio Universitário de Atletismo, o TUNA, uma competição organizada por universidades de São Paulo, como a USP e a Escola Paulista de Medicina. No total, a equipe que contava com doze atletas (seis nas modalidades masculinas) conseguiu quatro medalhas.  No lançamento de dardo o atleta Jonatan Fortunato obteve medalha de ouro, nos 5 mil metros Nilson Rodrigo Rocha conseguiu a prata. Fernando Eduardo Oliveira e Melissa Crepaldi foram prata nos 100m.

A equipe, que vem se destacando no cenário paranaense, já conquistou outros prêmios importantes e agora está se preparando para competições maiores. Segundo Juliane Heinrichs, auxiliar técnica e aluna de Educação Física na UFPR, o apoio da universidade é importante para os atletas. “A partir desse ano conseguimos diversas melhorias, recebemos verbas para competições que necessariamente não precisam ser competições paranaenses”, explica.

Jonathan Fortunato ouro no lançamento de Dardo e Nilson Rodrigo Rocha prata nos 5 mil metros  (Foto: Artur Lira)

O medalhista Nilson Rodrigo Rocha – estudante de Educação Física – também comentou sobre a competição e o dia-a-dia de atleta universitário.”Foi muito boa a competição, fui prata nos 5 mil metros, consegui graças ao apoio da universidade”, contou.

Segundo o atleta é difícil conciliar a faculdade, o trabalho e os treinos, mas o resultado final é positivo. “É puxado fazer faculdade e treinar, tem também a alimentação que é regrada. É difícil, mas vale e a pena o sacrifício”, contou. Para Juliane o esporte modifica vidas: “Mudou muitas coisas na minha vida, toda essa ideia da superação… eu amo treinar”, diz.

Obstáculo

Mesmo com os bons índices e resultados da equipe, e os incentivos por parte da Universidade, os atletas da UFPR enfrentam dificuldades nas rotinas de treino. De acordo com Juliane alguns atletas conseguem bolsas para cobrir seus gastos com o esporte, contudo, a reforma da pista de atletismo é uma ação que a Universidade deveria providenciar. “É complicado, não conseguimos melhorar as nossas marcas e eu me lesionei por conta das condições da pista”, comenta a auxiliar técnica.

Pista do Centro de Educação Física e Desportos da UFPR (Foto: Artur Lira)

Serviço

Para quem tem interesse em treinar na pista de atletismo da UFPR, pode procurar o grupo pelas manhãs. Os treinos acontecem às 11h00 de segunda a sexta, e nos sábados às 9h30. A pista de atletismo da UFPR fica no CED (Centro de Educação Física e Desportos), na Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225, localizada no Jardim das Américas.