seg 18 out 2021
HomeAmbiente & SustentabilidadeUFPR e Universidade de Pisa assinam convênio com Itaipu Binacional

UFPR e Universidade de Pisa assinam convênio com Itaipu Binacional

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Pisa, na Itália, assinaram na manhã da última terça-feira (22) um convênio com a Usina Hidrelétrica de Itaipu, na sede da empresa, em Foz do Iguaçu. O documento contempla pesquisas em comum sobre meio ambiente e fontes alternativas de energia e intercâmbios de estudantes, docentes e pesquisadores entre as instituições signatárias.
Participaram da solenidade os reitores das duas universidades, Carlos Augusto Moreira Júnior (UFPR) e Marco Pasquali, além de Jorge Samek e Victor Luis Garay, diretores da usina.
De acordo com o pró-reitor de Administração da UFPR, professor Flávio Zanette, esse convênio prevê também que alunos da graduação e pós-graduação do setor de Agrárias obtenham dupla titulação, ou seja, permite que seus diplomas sejam reconhecidos por ambas as universidades.

Projetos em andamento

As duas universidades, que já mantinham acordos anteriores, e a Itaipu Binacional, antecipando-se à assinatura do convênio, apresentaram no último dia 2 um projeto de aproximadamente € 3,5 milhões (pouco mais de R$ 9 milhões) à União Européia, para estudar mudanças climáticas no Vale do rio Paraná, região onde está instalada a usina. Segundo Zanette é provável que até o mês de agosto a UE tenha uma resposta sobre a aprovação do projeto.
Além disso, foram apresentados também projetos conjuntos para estudar a viabilidade da transformação de rejeitos agrí­colas em fontes de energia, pesquisas sobre dejetos urbanos, vegetação ciliar e condições de vida em águas fluviais.
Universidade de Pisa: mais de 700 anos de tradição e credibilidade
A Universidade de Pisa está localizada na cidade de Piza, região de Toscana, e é famosa por sua torre inclinada. Além de ser uma das mais antigas do mundo, fundada em 1343, é também uma das mais conceituadas.

Um de seus alunos mais famosos foi Galileu Galilei, que entrou na universidade em 1581 para estudar medicina, influenciado pelo pai. Ele acabou abandonando o curso, mas retornou à universidade, em 1589, como professor de matemática. Entre outras descobertas, Galileu foi o primeiro a perceber que dois objetos de peso diferente caem a velocidades iguais, ao contrário do que se pensava na época.

O convênio assinado pelo reitor da UFPR vai beneficiar estudantes e funcionários da universidade
Assessoria de Comunicação da Itaipu Binacional
Universidade de Pisa: com o convênio, alunos de Agronomia podem ter diploma reconhecido na instituição italiana
Assessoria de Comunicação da Itaipu Binacional
NOTÍCIAS RELACIONADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Populares

Comentários recentes