ter 16 abr 2024
HomeNotas comunicaçãoUFPR sobe seis posições no ranking das melhores universidades da América Latina

UFPR sobe seis posições no ranking das melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal do Paraná é a 37º melhor universidade da América Latina segundo ranking divulgado pela organização britânica QS University e que listou 301 instituições de ensino superior.

A nota 66.6 garantiu um desempenho melhor em comparação aos anos anteriores. No ano de 2012, a UFPR estava no 43º lugar e em 2011 na 38ª posição. Segundo o Reitor Zaki Akel Sobrinho, fatores como o aumento dos cursos de pós-graduação, os recursos gerados pelo programa de expansão das universidades (Reuni) e os 30 novos cursos de mestrado e doutorado criados nos últimos quatro anos colaboraram para tal resultado.

Além da UFPR, mais 16 universidades brasileiras estão entre as 50 primeiras posições do ranking, sendo a USP o primeiro lugar. Se destacaram também as paranaenses UEL (Universidade Estadual de Londrina) e UEM (Universidade Estadual de Maringá), na 64.ª e na 84ª  posição, respectivamente.