qui 28 mar 2024
HomeCidadeVestibular: maratona de provas está só começando

Vestibular: maratona de provas está só começando

Primeira Fase do Vestibular 2014/2015 da UFPR.  Foto: Arquivo ACS UFPR
Primeira Fase do Vestibular 2014/2015 da UFPR.
Foto: Arquivo ACS UFPR

Com número recorde de inscritos, 57.068 pessoas concorrem, a primeira fase do Vestibular 2014/2015 da UFPR foi realizado no último domingo (2). Estão sendo ofertadas 6.755 vagas, distribuídas em 117 cursos. De acordo com o Núcleo de Concursos da UFPR, o número de inscritos foi 6,6% maior em relação ao ano passado.  O total de abstenções foi um pouco mais do que 11%, o que corresponde a mais de 6 mil pessoas.

Este ano, além de Curitiba, as provas também foram realizadas nos campi de Matinhos, Jandaia do Sul e Palotina. Em Curitiba os candidatos foram distribuídos em 33 locais. Cerca de três mil pessoas foram mobilizadas para trabalhar na aplicação das provas em todos os campi da UFPR e em outros locais especialmente preparados para o evento.

Quanto ao número de vagas ofertadas pela UFPR para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cresceu 20,6% nesse vestibular. Agora são 1.925 vagas. O Sisu é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).

Primeira e segunda etapas

Medicina é o curso mais concorrido do vestibular UFPR, com 59,09 candidatos para cada uma das 133 vagas.  Foto: Arquivo ACS UFPR.
Foto: Arquivo ACS UFPR.

Na primeira fase do processo seletivo, os candidatos responderam 80 questões de conhecimentos gerais, no formato de múltipla escolha. As provas começaram às 14 horas, com cinco horas de duração.

A segunda etapa do processo seletivo começa a partir do dia 30 de novembro, com uma prova de compreensão e produção de textos, com 4h30 de duração. No dia primeiro de dezembro, haverá até duas provas específicas descritivas, com duração de 2h30 cada uma. Os cursos de matemática, matemática industrial e estatística participam do vestibular estendido – os aprovados nas provas da primeira e segunda fase cursam duas disciplinas que valem cem pontos e aqueles que não atingirem uma média igual ou superior a 50 pontos, são eliminados.

O resultado dessa Primeira Fase do Vestibular da Federal está previsto para o dia 24 de novembro. Mais informações sobre o Vestibular 2014/2015 da UFPR podem ser obtidas na página do Núcleo de Concursos da UFPR.

Enem 2014

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está marcado para o próximo final de semana, nos dias 8 e 9 de novembro. Neste momento de contagem regressiva, é importante que o estudante se prepare para os estilos de questões que vai encontrar na prova.

A psicóloga e orientadora vocacional Gilvanize Vial explica as principais diferenças entre o Enem e os outros vestibulares. Ela comenta que no Enem é possível encontrar várias disciplinas em uma mesma questão. Há um olhar muito mais interdisciplinar do que nas demais provas. “O interessante é que em uma única questão é possível encontrar várias disciplinas da mesma área de conhecimento”, aponta. Para isso, segundo a psicóloga, duas coisas são muito importantes: fazer simulados com as características das provas do Enem e resolver as provas anteriores do exame.

Hora de dormir e comer bem

Para a vestibulanda Maria Cecília Pereira, que pretende cursar odontologia, o momento é de relaxar para evitar o estresse pré-vestibular. “Nesta semana eu só vou revisar o conteúdo, pois tudo o que eu poderia ter aprendido eu já aprendi. Também estou me preocupando em dormir bem e manter uma dieta equilibrada. Tanto o vestibular da UFPR como o Enem são também provas de resistência. Sua capacidade de concentração e tranquilidade são quase tão importantes quanto o conteúdo em si”, avalia a vestibulanda.

Como funciona

São cinco provas no total. Cada caderno de prova tem 90 questões de múltipla escolha, sendo um de ciências humanas e da natureza e o outro de linguagem e códigos e matemática. No primeiro dia são aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. A prova de ciências humanas aborda conteúdos de geografia, história, filosofia e sociologia em 45 questões de múltipla escolha. Temas da atualidade costumam cair nessas questões, por isso o aluno deve estar sempre antenado no que foi notícia nos últimos anos. Também no sábado (8) os candidatos fazem a prova de ciências da natureza, com 45 questões de biologia, física e química. Muitas destas questões exigem cálculos e podem parecer mais difíceis, então, o conselho da psicóloga é resolver as que o aluno tiver mais afinidade e deixar as difíceis para depois. As duas provas do dia devem ser resolvidas em até 4h30.

No domingo (9), a maratona tem provas de múltipla escolha de linguagens e códigos, com questões de português, literatura e idioma estrangeiro (inglês ou espanhol), em 45 questões. Ainda, uma prova de matemática com 45 questões. Muitas dessas envolvem a interpretação de gráficos e tabelas. Domingo também é dia da prova de redação. São 5h30 de duração para resolver as questões de linguagens, matemática e produzir o texto.

Para mais informações sobre o Enem, basta acessar o site do Inep.