ter 19 mar 2024
HomeCulturaEstudantes recontam a história do rádio em celebração aos 100 anos do...

Estudantes recontam a história do rádio em celebração aos 100 anos do rádio no Brasil

Podcasts e radiodocumentários produzidos pelos estudantes de Comunicação da UFPR percorrem a trajetória das primeiras emissoras até o streaming

Em episódios de podcast e radiodocumentários, estudantes do primeiro ano dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) falam sobre a história do rádio no Brasil. O projeto “100 anos de rádio no Brasil” inspirou-se no aniversário da primeira transmissão de rádio no país, comemorado junto ao bicentenário da Independência do Brasil, neste 7 de setembro. A transmissão histórica foi feita pela Rádio Sociedade, do Rio de Janeiro.

O rádio foi essencial para o desenvolvimento da comunicação no Brasil, bem como para a democratização da informação. Com o aparelho de rádio, os brasileiros presenciaram grandes momentos da história nacional, como as Copas do Mundo e o fim da Segunda Guerra Mundial.

Mais de setenta estudantes envolveram-se no projeto desenvolvido para a disciplina de Fundamentos da Comunicação Sonora, com supervisão da professora Rosângela Stringari, e auxílio dos monitores Gabriel Tassi e Kássia Calonassi. Confira a série “100 anos de rádio de Brasil”:

Anos 20 e 30

Anos 30 e 40

Anos 50 e 60

Anos 70 e 80

Anos 90 e 2000

Últimas décadas

Kássia Calonassi
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.