Italiana, mas se fosse pra passar por brasileira, a cantora Patrizia Laquidara daria conta do recado. Natural de Catania, na Sicília, ela diz ter uma ligação especial com o Brasil. O despertar para a música brazuca veio na década de 90, quando se encantou com o trabalho de artistas daqui, principalmente Caetano Veloso. A partir daí, passou a acompanhar mais de perto o cenário musical brasileiro e, de certa forma, a fazer parte dele. Seu primeiro álbum, "Para você, querido Caé", é uma homenagem ao baianíssimo Caetano.
Ações voltadas ao meio ambiente e à população carente são apenas um pequeno passo para uma companhia que pretende ser socialmente responsável. O conceito, que teve início no período do surgimento das fábricas, também engloba a relação entre a corporação e os seus funcionários. "As ações sociais, primeiramente, devem começar dentro da própria organização, em relação aos funcionários da empresa", afirma a professora de economia da Universidade Federal do Paraná Ana Lucia Santana. Segundo ela, a responsabilidade social empresarial deve levar em conta, inicialmente, a pontualidade no pagamento dos salários, a preocupação com as famílias dos funcionários, as obrigações trabalhistas e o ambiente de trabalho.
Pioneira. Nenhuma palavra define melhor Rosy de Sá Cardoso, a primeira mulher do Paraná a ter carteira assinada como jornalista e a primeira também a ser registrada no sindicado, em 1948. Seu primeiro emprego foi de cantora e, como ela mesma diz, caiu de paraquedas no Jornalismo. Foi editora do caderno de turismo da Gazeta do Povo e atualmente, aos 84 anos, ainda integra a equipe do jornal.
As cenas em miniaturas são a arte, a filosofia de vida e a profissão do paranaense Hélio Leites, artesão, poeta, colecionador, contador de histórias, estudante e assobiador. Os objetos miudinhos e extremamente coloridos que ele produz chamam a atenção dos milhares de curitibanos e turistas que se espremem para percorrer as barraquinhas da feira no Largo da Ordem. O penteado incomum para um senhor grisalho de 59 anos, as roupas nada convencionais e as histórias na ponta da língua, com uma pitada de humor e ironia, completam a cena que se repete todos os domingos em Curitiba, há 24 anos.
A exibição do filme "La Teta Asustada", da peruana Carla Llosa, abriu o encontro realizado no sábado, dia 27 de novembro, pelo Coletivo de Ação Feminista (CAF). O encontro reuniu cerca de 25 pessoas na Federação das Mulheres do Paraná para discutir violência sexual-política, mental e corporal praticada contra mulheres. O CAF é um grupo de jovens feministas que se reúnem há mais de um ano e discutem questões de gênero, opressão, patriarcado e violência contra a mulher de uma maneira geral. O grupo promove reuniões abertas ao público interessado em construir iniciativas de ação e trabalhar a autoconsciência feminina. O evento ocorreu logo após o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, comemorado dia 25 de novembro.
O índice que mede a felicidade de uma nação vem ganhando cada vez mais força como mensurador da qualidade de vida de uma comunidade. O Felicidade Interna Bruta (FIB) é um indicador que mede uma série de atributos considerados importantes para a qualidade de vida de uma população. A utilização desse índice está em fase de implementação em duas comunidades da região metropolitana de Curitiba (Vila Zumbi, em Colombo, e Alphaville, em Pinhais) e pretende ser um guia para adoção de políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida dessas regiões.
As lojas do centro de Curitiba se adiantaram e começaram hoje, 1° de dezembro, quase um mês antes do Natal, a manter suas portas abertas até mais tarde para comportar a demanda das compras de fim de ano.
Namoro, escola, diversão, trabalho e família não foram as prioridades de dezenas de jovens e adolescentes de Curitiba e região metropolitana no último final de semana de novembro. O seminário "A Juventude e a Comunicação", que aconteceu nos dias 27 e 28 no Colégio São Pedro Apóstolo, na Vila São Pedro, promoveu o debate sobre a comunicação na vida da juventude. O evento, realizado pela Rede de Educação Cidadã (Recid), Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria) e Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (Iddeha), foi voltado aos integrantes dos projetos desenvolvidos por essas instituições. Durante o seminário também foram promovidas oficinas de produção de diversas mídias.
Acostumados com o grande número de peças teatrais durante os dias do Festival de Teatro, que acontece em março, os curitibanos terão outra oportunidade, agora no fim do ano, para prestigiarem a arte sobre o palco. Entre os dias primeiro e cinco de dezembro ocorre a Curitiba Mostra Rueiros Iª Mostra de Artes Cênicas na Rua 2010.
Mara Cornelsen terminou o curso de quatro anos de jornalismo na UFPR em três. Ela sabia desde criança que queria ser jornalista, só não sabia que trabalharia, por mais de 30 anos, com jornalismo policial. Mara começou estagiando na Tribuna do Paraná, pegando o bastão de Terezinha Cardoso. "Eu tenho 31 anos de profissão e continuo apaixonada como na primeira reportagem", declara.