Curitiba ganhou o formato de figuras geométricas na noite de terça-feira, 27. Pássaros mortos voaram do teto da Igreja da Ordem. E a arte europeia transbordou das calçadas do centro histórico. O Festival de Teatro de Curitiba não podia ter começado mais artístico. A peça espanhola Los Pájaros Muertos deu a largada no festival levando a plateia a se contorcer em palmas e gritos.
Ainda se ouve pouco sobre "quarterbacks" e "touchdowns", mas desde a última década o futebol da bola oval vem crescendo no Brasil. Devido às parcerias entre clubes amadores e conhecidos do futebol tradicional, a modalidade não é mais uma mera desconhecida. Em Curitiba, o pioneiro foi o antigo Barigüi Crocodiles que, em 2011, firmou parceria (então inédita no Sul) com o Coritiba. Por conta disso, o Crocos - como é chamado - participou do primeiro jogo realizado em um grande estádio no Brasil (a final da Liga Brasileira do ano passado, no estádio Couto Pereira) e hoje conta com uma torcida em expansão, que engloba inclusive admiradores de torcidas rivais no futebol tradicional.
Para quem gosta de teatro, a época de março a abril é sempre especial na capital paranaense, quando acontece o Festival de Curitiba. O maior evento teatral do Brasil está completando 21 anos, e desde a sua criação, muita coisa mudou. O evento que começou relativamente pequeno hoje ocupa 74 espaços da cidade, reúne mais de 2.800 artistas e milhares de espectadores. Teatros abandonados voltam à ativa, ruas viram palco. E assim, Curitiba inteira se transforma em uma vitrine das artes cênicas paranaenses e do Brasil.
Em ano eleitoral, é comum que políticos eleitos deixem seus cargos para concorrer a outros, de preferência numa alçada estadual ou nacional. Assim, vices e até mesmo presidentes da Câmara dos deputados, dos vereadores e do Senado acabam assumindo os mandatos, algumas vezes na última hora, e passando poucos dias no poder. Nesses casos, entram para a história como prefeitos "oficiais", sem deixar recordações duradouras.
Desde agosto de 2011, o Coletivo de Professores Aposentados, municipais e estaduais, vem organizando um projeto chamado "Casa do Professor Aposentado". O plano é criar em Curitiba uma "casa-lar" para os professores aposentados, na expectativa de incentivar o ensino, a pesquisa e, sobretudo, manter os integrantes unidos e ativos em um ambiente familiar. Inicialmente, o projeto é direcionado aos docentes da rede pública, mas não é eliminada a possibilidade de incluir professores da rede particular, com a devida associação. A casa, além de prover moradia, disporia de vários benefícios, como biblioteca, música, cursos, entre outras atividades para os moradores.
Entre os dias 27 de março e 8 de abril, a cidade de Curitiba vira um palco que acolhe as artes cênicas de todo o país. São centenas de espetáculos de comédia, humor, drama e opções para todos os gostos e bolsos na 21a edição do Festival de Curitiba.
Desde 2009, já se passaram três anos desde que a UTFPR escolheu adotar o ENEM como único processo seletivo para a entrada na universidade. Ao mesmo tempo em que a universidade comemora a grande procura, já que foram preenchidas 98% das vagas ofertadas desde então (número acima da média nacional das universidades que utilizam a nota no ENEM), diversificou-se o perfil do estudante que entra na instituição.
Neste mês a Universidade Federal do Paraná distribuiu canecas reutilizáveis aos alunos e funcionários nos Restaurantes Universitários. A iniciativa faz parte da campanha Redução de Resíduos ao invés de reciclar, reutilize, dirigida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). O objetivo é eliminar o uso de copos descartáveis no RU e conscientizar a comunidade acadêmica acerca da reutilização. Em geral, os alunos da universidade aprovam a campanha. "Caneca é bem melhor. É bacana ver a galera usando mesmo", diz a estudante de Educação Física, Munise Fugekami.
Março está no fim e, com ele, acaba o mês mais leve da universidade. As provas ainda não chegaram, todo fim de semana é preenchido com festas (não que agora precise ser diferente) e os calouros ainda nem conhecem cada canto do campus.
Estamos acostumados a ouvir histórias de pessoas que buscam no esporte o tratamento de doenças, a melhora da autoestima, o equilíbrio da saúde física e mental ou até mesmo um simples momento de lazer. Foi assim que cinco meninas de Curitiba começaram a praticar a patinação artística. Elas atingiram os resultados esperados e acabaram se surpreendendo com o rumo que esse hobbie tomou. No mês que vem, entre os dias 6 e 8 de abril, elas representarão o Brasil na Copa de Dança de Patinação Artística, em Paris, na França.
Em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) na última quarta-feira (21), os deputados estaduais decidiram adiar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 04/11, conhecida como "PEC da Juventude", de autoria do deputado Professor Lemos (PT), em função de dúvidas levantadas pela liderança do governo. A nova votação foi agendada para segunda-feira (26), às 14h30, em sessão da ALEP.
Fazer música brasileira de qualidade, e entre amigos. É assim, de maneira descontraída e despretensiosa, que os integrantes da banda Serenô levam o trabalho. Começou com um convite para tocar em uma festa, logo seguido por outras experimentações que mostraram para o grupo o que eles queriam fazer.
Movido às batidas do rap e do hip-hop durante todas as partidas, o Streetball, ou basquete de rua, é um esporte em que o jogador entra para mostrar suas habilidades, mas acima de tudo, para se divertir. Mesmo enfrentando dificuldades financeiras e falta de campeonatos regulares, o bom humor entre torcedores e jogadores foi predominante em torneio realizado no último domingo (18) na Praça do Atlético, em Curitiba.
Os professores da rede municipal de ensino e integrantes do Sindicato de Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) reúnem-se nesta quarta-feira (21) para decidir os rumos da greve iniciada no dia 14 de março.
Os funcionários dos Restaurantes Universitários (RUs) e o presidente da Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação no Estado do Paraná (Feaconspar), Manassés de Oliveira, se reuniram hoje (21) no RU Central, ao lado da Reitoria, para discutir a situação da greve dos cozinheiros. Em assembleia, foi decidido que os RUs devem voltar a funcionar normalmente a partir dessa quinta-feira (22).
Os restaurantes universitários da UFPR voltarão a funcionar normalmente a partir desta terça-feira (22). Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região (Siemaco), que representa a categoria, os cozinheiros esperam por uma reunião marcada para a próxima segunda-feira (26) com os representantes da empresa do grupo Orbenk.
Quem foi ao Restaurante Universitário (RU) hoje (20) encontrou as portas fechadas e um aviso de greve, e amanhã a cena deve se repetir. Isso porque os cozinheiros que trabalham para uma empresa terceirizada do Grupo Orbenk, contratado pela UFPR, lutam por um aumento salarial de 15%.
A próxima edição do Mundial X Games pode ocorrer em Foz do Iguaçu, no oeste paranaense. A cidade, conhecida pelas belezas naturais, disputa com Rio de Janeiro e São Paulo, a nível Brasil, para sediar o evento. Outras localidades que também estão no páreo são Barcelona (Espanha), Cancun (México), Lisboa (Portugal), Munique (Alemanha), Santiago (Chile) e Whistler (Canadá).
Depois de uma semana focada no calouro e outra no programa de vivenciamento da UFPR, os eventos começam a ficar cada vez mais diversificados. Na penúltima semana de março, a universidade concentra atividades que agradam a todos os gostos, de quem é mais fã de esportes até quem deseja discutir questões importantes para o país. Confira:
Ele já foi vereador, prefeito interino de Curitiba, e ficou conhecido como "prefeito dos bairros" em sua última campanha. O deputado estadual Fábio Camargo (PTB), de 38 anos, falou ao Jornal Comunicação sobre as próximas eleições, e suas propostas para a cidade como pré-candidato.