sáb 21 dez 2024
HomeCidadeConfira a programação do último dia da IV Semana do Barão do...

Confira a programação do último dia da IV Semana do Barão do Serro Azul

A semana que celebra a memória de uma grande figura curitibana, é realizada desde 2020 com palestras e rodas de conversa sobre a história local

Todo começo de agosto, Curitiba realiza a Semana do Barão do Serro Azul, evento que celebra a história da capital paranaense através do legado e memória de Idelfonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. Neste ano o evento está em sua quarta edição, e traz atividades educativas gratuitas e pagas espalhadas pela cidade que acontecem até este sábado (10/8). 

A programação do último dia da IV Semana do Barão do Serro Azul conta com uma aula-passeio pela cidade sobre a erva-mate, em que o Barão foi considerado o maior produtor da planta do mundo, entre 1870 e 1890. A aula é guiada pelo educador patrimonial Rogério Bealpino, com duas sessões marcadas para às 9h30 e às 14h30.

Anualmente, em agosto, Curitiba realiza a Semana do Barão do Serro Azul, evento que celebra a história da capital paranaense através do legado e memória de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. O evento está em sua quarta edição e traz atividades educativas, gratuitas e pagas, espalhadas pela cidade.

A programação segue até este sábado (10/8), quando será realizada uma aula-passeio pela cidade sobre a erva-mate – planta de qual Barão foi considerado o maior produtor do mundo entre 1870 e 1890. A aula é guiada pelo educador patrimonial Rogério Bealpino e conta com duas sessões, às 9h30 e às 14h30.

O trajeto começa na Pracinha do Batel, local que abrigou um dos maiores e mais tecnológicos engenhos de erva-mate do mundo – o engenho Tibagy, do Barão do Serro Azul – e termina na Rua 24 horas, com um evento de degustação do mate em diferentes formas. A aula é paga, e custa R$79,90 por pessoa, com o valor da bebida incluso. Para participar clique aqui.

Para Bealpino, educador patrimonial há 20 anos, levar a história da erva-mate para os curitibanos é contribuir com um senso de pertencimento e construção de uma identidade local: “Falar da história de Curitiba é falar da história da erva-mate, então fazer um roteiro tendo a cidade como sala de aula é algo que ilustra muito bem a história da cidade”, comenta Bealpino.

Além do tour pela história de Curitiba, no sábado de manhã será realizado também a Roda de Matte, na feira livre do Alto da Glória. De maneira descontraída, haverá uma roda de conversa sobre a história da planta e uma degustação da bebida. A roda acontece também no espaço Nova Onda do Matte, a partir das 15h.

Quem foi o Barão de Serro Azul?

Nascido no dia 6 de agosto de 1849, em Paranaguá, o empresário e político brasileiro viveu boa parte da sua vida em Curitiba. Além de ser considerado o maior produtor e exportador de erva-mate do mundo, Barão de Serro Azul recebeu o título de herói nacional pela sua atuação na Revolução Federalista – por evitar o saque de Curitiba pelos Maragatos. Em 08 de agosto de 1888 recebeu o título de Barão do Serro Azul pela Princesa Isabel.

A Semana do Barão do Serro Azul faz parte do calendário da cidade conforme Lei Municipal 15.687/2020. A escolha dessa época do ano faz homenagem ao seu aniversário e ao dia que se tornou Barão.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo