A peça “Bom Dia, Grupo!”, do grupo teatral Antropofocus, estará no Festival de Curitiba nos dias 2 de abril, às 20h30, e 3 de abril, às 18h30, no Teatro Fernanda Montenegro. A comédia conta sobre uma mãe que cai em um golpe de sequestro por WhatsApp. Mesmo com o filho ao lado, ela não consegue distinguir o falso do real.
“A gente está em um linear de acreditar em absolutamente tudo que essa maquininha que todo mundo tem no bolso nos diz”, afirma Andrei Moscheto, fundador do grupo Antropofocus, em coletiva realizada nesta quarta-feira, 26. A situação de um sequestro digital torna-se um ponto de reflexão e humor sobre a fragilidade da comunicação na era digital, onde as fronteiras entre o verdadeiro e o falso podem se misturar facilmente. “A gente chegou nesse mote tentando falar sobre comunicação humana, sobre a comunicação nos dias de hoje”, completa.
O Grupo Antropofocus surgiu em 2000 após estudantes da Faculdade de Artes do Paraná se juntarem para produzir e pesquisar comédia. Durante 25 anos, o grupo já produziu mais de 13 espetáculos e esteve presente em todas as edições do Festival de Curitiba, com peças roteirizadas e improvisadas.
Mostra Fringe
Nesta quarta-feira, 26, a coordenadora da Mostra Fringe, Rana Moscheta, concedeu uma entrevista coletiva ao lado do Antropofocus falando sobre os desafios e perspectivas da programação deste ano. “É uma equipe bem pequena para responder e organizar tudo. Já enquanto artistas, também é importante entender que é um empenho se colocar para apresentar de maneira gratuita, porque o retorno é muito baixo”, explica Moscheta.
O Fringe é uma forma do Festival de Curitiba levar arte acessível para a capital e Região Metropolitana. A Mostra engloba espetáculos de teatro, dança, circo, shows, oficinas, bate-papos e palestras. “Cerca de 75% da nossa programação é gratuita, com uma boa cota no sistema Pague Quanto Vale. Algumas têm o ingresso com um valor fechado, mas que são bem acessíveis. O nosso valor máximo é R$ 60,00 a inteira”, completa.
Para conferir os horários e a disponibilidade dos ingressos para “Bom Dia, Grupo!” e mais de 280 apresentações da Mostra Fringe, basta acessar o site oficial do Festival de Curitiba.