qui 20 nov 2025
HomeCidadeIdosos participam de aula de ginástica gratuita em valorização à cultura negra 

Idosos participam de aula de ginástica gratuita em valorização à cultura negra 

Atividade contou com seleção especial de músicas para enaltecer a cultura afro-brasileira

Por Cecília Comin 

Na manhã de quarta-feira (19), mais de 40 moradores do bairro Fazendinha participaram de um aulão de ginástica e danças na Rua da Cidadania Fazendinha/Portão, ofertada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba. A programação faz parte de uma agenda dedicada ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra (20 de novembro), e trouxe os ritmos maculelê, samba, pagode e forró — como o clássico “Feira de Mangaio”, de Clara Nunes. A música pop ficou por conta de sucessos do grupo vocal brasileiro Fat Family. 

As aulas tradicionais acontecem toda semana e geralmente são praticadas no ginásio da regional, agora em reforma. A solução foi transferir as atividades para o espaço em frente à Secretaria.  

Os alunos, todos acima dos 50 anos, realizaram os exercícios assistidos de equipamentos como bolas e bastões. A movimentação chamou a atenção de quem circulava pela Rua da Cidadania e algumas pessoas se juntaram de surpresa à aula. 

A professora responsável, Regiane Atallah, explica que a adesão dos moradores costuma ser ainda maior, e conta que muitos dos participantes estão presentes toda quarta-feira, sem falta. Para ela, a oferta de uma atividade física acessível e gratuita é fundamental para garantir qualidade de vida aos idosos. 

“Eles têm um momento para melhorar a condição física, mas também a parte social. Eles se veem, se encontram toda semana, fazem novas amizades, então o objetivo é bem amplo. Desde a saúde até a socialização. Sempre tem alunos novos, até no inverno. Pode estar [fazendo] 0 graus, alguém vem”, relatou Regiane. 

Além de promover saúde pública, os aulões evidenciam temas relevantes para a população. A programação para o Dia da Consciência Negra traz reflexão sobre a luta, a resistência e a importância da população negra na construção do Brasil. O próximo aulão temático será do Novembro Azul, e as informações estão disponíveis no Guia Curitiba. 

Editado por Amábili Gomes

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Acessar o conteúdo