qua 26 nov 2025
HomeEducaçãoImportância da Educação Ambiental no contexto social e global

Importância da Educação Ambiental no contexto social e global

A Educação Ambiental pode partir de todos e reconfigurar a sociedade através da sustentabilidade

Trilha de áreas preservadas no Parque de Morretes. Foto: Luana Perroni

Em um contexto de constante urbanização que traz diversos desafios socioambientais à sociedade contemporânea, a Educação Ambiental (EA) se mostra cada vez mais importante. É essa iniciativa que esclarece à sociedade a necessidade de se diminuir os impactos da ação humana no meio ambiente, trazendo para a mentalidade das pessoas a responsabilidade que cada uma delas carrega na construção das cidades ao redor do globo.

Apesar de ser algo fundamental e estar presente na legislação brasileira através da Lei 9.795/1999 – Política Nacional de Educação Ambiental -, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  grande parte das cidades do país não possui uma Política Municipal de Educação Ambiental. Das regiões do Brasil, por exemplo, o Sul possui o menor percentual, com apenas 20% dos municípios imersos nessas políticas.

A conscientização gerada pela EA contribui para a diminuição do descarte inadequado de resíduos, para a redução de atos de vandalismo, melhora o cuidado com os rios e espaços públicos, ações que previnem diversos problemas na sociedade, como alagamentos e doenças. Os parques são bons medidores da qualidade e eficácia da Educação Ambiental. A partir da análise dos parques, por exemplo, pode-se identificar os resíduos e descartes dos visitantes, as ocorrências de vandalismo e mesmo a taxa de visitação. Raphael Luis Matheus Batista, pesquisador na área de engenharia florestal, afirma que esse “trabalho de educação ambiental é uma maneira muito importante de fazer com que os parques sejam cada vez mais benquistos e que a população lute pela proteção desses parques, pela manutenção e pela abertura de novos parques.”

Para Nicole Gauziski, estudante e integrante da empresa júnior Ciclus Consultoria – Empresa Júnior de Engenharia Ambiental e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, a Educação ambiental é central, pois com ela é possível mudar a mente das pessoas e “ quando as pessoas mudam, o planeta também muda”.

“A Educação ambiental é central, com ela você consegue mudar a mente das pessoas e quando as pessoas mudam, o planeta também muda.”

Nicole Gauziski, estudante

Além disso, Gauziski defende que a partir do momento que as pessoas passam a ter uma boa educação ambiental, é possível encontrar no âmbito profissional soluções muito mais sustentáveis e econômicas para a cidade, o que favorece e gera economia em vários sentidos, são exemplos dessa conduta o descarte correto de embalagens, o uso racional de água e energia e implementações de tecnologias inovadoras e sustentáveis.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Acessar o conteúdo