qui 27 nov 2025
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Integração temporal na Praça Carlos Gomes amplia rotas, mas preocupa a população

Nova funcionalidade promete facilitar deslocamentos no centro de Curitiba, enquanto passageiros relatam receio de superlotação

Por Giovana Gama

A integração temporal implementada na Praça Carlos Gomes passou a conectar três linhas expressas e oito linhas convencionais em um dos pontos mais movimentados do centro de Curitiba. A medida permite que passageiros troquem de ônibus sem pagar nova tarifa por até uma hora (ou 30 minutos no caso de baldeações entre estações-tubo), ampliando as possibilidades de deslocamento entre bairros e região central.

Com a mudança, passam a integrar no local as linhas Ligeirão Boqueirão, Boqueirão–Parador e Pinheirinho/Carlos Gomes, além das linhas convencionais Marechal Hermes/Santa Efigênia, Ahú/Los Angeles, Água Verde, Jardim Social/Batel, Tarumã, Alto Tarumã, Cajuru e Solitude. O objetivo é permitir que os usuários combinem percursos que antes exigiam o deslocamento até um terminal. 

Segundo a prefeitura de Curitiba, a novidade beneficiará cerca de 15 mil passageiros diariamente e facilitará a conexão dos seis eixos estruturais do transporte coletivo por meio de algum tipo de integração temporal. A prefeitura afirma que a funcionalidade flexibiliza a rede e aproxima a cidade de um futuro sistema de bilhete único.

Apesar das promessas de melhoria, a mudança gera preocupação entre quem utiliza o transporte diariamente. A estudante Ana Nogueira, que utiliza a linha Ligeirão Boqueirão, reconhece a intenção positiva, mas teme os efeitos no horário de pico. “Acho legal facilitar a baldeação, mas fico pensando naquele tubo completamente lotado às 18 horas, e não acho esse sistema de integração tão intuitivo”, avalia Nogueira.

Para passageiros como a Ana, a novidade pode representar avanço na mobilidade urbana, mas ainda levanta dúvidas sobre a capacidade da estrutura atual de absorver o aumento no fluxo durante as trocas de linha.

Editado por Isabelle Hoffmann.

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