qui 18 abr 2024
HomeEducaçãoA idade da nostalgia

A idade da nostalgia

A chuva não afastou o público da primeira sessão da peça “40.cão A comédia de arte dos quarentões”, da diretora Anna Zétola. Numa espécie de teatro contemporâneo, os quatro atores Álvaro Bittencourt, Luiz Carlos Pazello, Rosana Stavis e Sandra Gutierrez vivem no palco quatro amigos que chegam aos 40 anos e olham para sua juventude de maneira cômica e irônica. As histórias dos quatro personagens se alternam com as músicas tocadas pelo guitarrista Julian Barg.
Tudo acontece quando eles recebem o convite de casamento da filha de Norma e Vitamina, antigos colegas. A menina, chamada Clarinha, tem 18 anos e vai se casar na igreja com véu e grinalda. O grupo de amigos não consegue acreditar que a filha do casal, conhecido pelo uso de drogas e loucuras, se tornou uma pessoa tão conservadora. Esse é o fio narrativo que conduz a peça às lembranças da adolescência passada no fim dos anos 70 e iní­cio dos 80.
A diretora Anna Zétola explica que a inspiração inicial foi sua peça anterior Adolescer.com, sobre como é ser adolescente na atualidade. Abordando o modo como os jovens de hoje encaram o sexo e os relacionamentos, a peça despertou na roteirista Luciana Narciso e na diretora a vontade de falar sobre sua própria juventude. “Elas são amigas. Um dia, começaram a relembrar a juventude e se inspiraram para escrever”, conta Rosana Stavis.
Com o roteiro pronto, as duas convidaram os quatro atores para participar do espetáculo. “Não somos um grupo propriamente dito, só nos reunimos de vez em quando, todos nós temos projetos paralelos”, esclarece Rosana. Ela também explica que a escolha dos atores tem um motivo. “Ela achou que nós tí­nhamos algo a ver com esses personagens”, diz.
As piadas curtas e superficiais da peça fazem um contraponto a uma história pesada, em que todos os personagens lamentam o fim de sua juventude e o inevitável conflito com a geração atual. De maneira bem humorada, a peça explora temas como abuso de drogas, pedofilia e homossexualidade com certa naturalidade.

Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.
Pular para o conteúdo