ter 23 abr 2024
HomeCidadeAgenda Federal: mês novo, eventos novos

Agenda Federal: mês novo, eventos novos

Apesar de ser marcado pelo feriado de Páscoa, abril também é um mês de muitas atividades na UFPR. Os grandes destaques da vez são os protestos, que envolvem duas temáticas polêmicas que ganharam força nos últimos dias: o manual do calouro de Direito e mais um ano de lembranças do golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil, em 1964.
Mas não é só isso: o curso de Psicologia ganha destaque por oferecer uma série de atividades de grupos de extensão, com serviços que interessam a pais, alunos e alunos-pais. Confira:
Direito
Toda a polêmica envolvendo o manual do curso de Direito da UFPR não acabou quando o texto foi parar nos jornais. Agora, o Grupo de Gênero da Faculdade de Direito da UFPR quer deixar claro sua opinião, totalmente contrária à produção e ao conteúdo do folheto, além de outros atos de machismo que ocorram no ambiente universitário.
Ato contra o machismo na Universidade
Quarta-feira (4), às 11h30
Concentração e saí­da da Praça Santos Andrade e caminhada até a Reitoria
03/04: confecção de cartazes na Reitoria, às 14h

Para os pais
O Núcleo de Análise de Comportamento (NAC) da UFPR tem um Grupo de Pais que se reúne durante todo o ano. Entre os temas dos oito encontros espalhados por 2012 estão autoconhecimento, aprendizado, comportamento, relacionamento afetivo e limites.
Grupo de Orientação de Pais 2012
Encontros às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30
Inscrições pelo telefone (41) 3310-2669, em horário comercial
Prazo final: 13 de abril; primeira turma com iní­cio previsto para 16 de abril

Ditadura
O final de março foi marcado por uma série de protestos contra mais um “aniversário” do golpe militar de 1964 e abril dá continuidade às passeatas e palestras sobre o tema. Desta vez, o DCE e a ONG “Tortura Nunca Mais” organizam um encontro bastante variado: tem apresentação musical e palestra com militante que sofreu nas mãos dos militares na época.
Resistir é Preciso
Terça-feira (2), às 19h, no anfiteatro 100, da Reitoria
Apresentação com a banda “Humanos Vermelhos”
Falas sobre direitos humanos com o militante Narciso Pires

Será que eu quero isso mesmo?
Dúvidas sobre a escolha do curso certo vão desde a hora de preencher a inscrição do vestibular até o momento da formatura. Pensando em quem já está dentro da universidade, o projeto “Repensando a Escolha Profissional”, do curso de Psicologia da UFPR, promove reflexões sobre o porquê dessas dúvidas e se é melhor continuar estudando ou mudar de vez.
Repensando a Escolha Profissional
Inscrições de 2 a 5 de abril no Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (CEAPPE), no Prédio Histórico
Iní­cio em 23 de abril, término previsto para 15 de junho
Mais informações: (41) 3310-2840 ou repensar@ufpr.br

O NAC oferece ajuda aos pais com encontros de temas variados.
NAC

O manual de Direito gerou um protesto contra todo o machismo na UFPR.