Free Porn





manotobet

takbet
betcart




betboro

megapari
mahbet
betforward


1xbet
teen sex
porn
djav
best porn 2025
porn 2026
brunette banged
Ankara Escort
1xbet
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com

1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com

1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
1xbet-1xir.com
betforward
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co

betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co

betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
betforward.com.co
deneme bonusu veren bahis siteleri
deneme bonusu
casino slot siteleri/a>
Deneme bonusu veren siteler
Deneme bonusu veren siteler
Deneme bonusu veren siteler
Deneme bonusu veren siteler
Cialis
Cialis Fiyat
deneme bonusu
padişahbet
padişahbet
padişahbet
deneme bonusu 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet وان ایکس بت 1xbet 1xbet untertitelporno porno
sáb 27 jul 2024
HomeCulturaAnálise: Adoráveis Transgressões é transar no teatro ou a peça onde as...

Análise: Adoráveis Transgressões é transar no teatro ou a peça onde as ratazanas latem 

Da Selvática Ações Artísticas, o cabaré do Festival de Curitiba é uma das grandes peças da Mostra Lúcia Camargo 

Começa como uma festa. Plateia e palco dançam um disco regado a vodka no pátio do teatro Zé Maria, tudo de graça — fora o ingresso. É o coquetel das loucas. De repente, um barulho agudo. As atrozes estão no chão. Aos poucos, levantam-se, fazem uma dança conjunta que remete visualmente a um anjo do antigo testamento e se escondem como ratazanas pelos porões da casa-teatro. Goliarda, a mordoma, leva todo mundo pra dentro. A plateia entra pelo palco com cuidado para não esbarrar na cenografia, desce as escadas e escolhe seus assentos. Começa o cabaré telenovelístico camp latino-soviético. A peça, exibida na sexta-feira (31) e sábado (01), foi um dos primeiros espetáculos da mostra Lúcia Camargo a ter os ingressos esgotados. 

Dividida em três atos, a peça conta a história de uma família supostamente tradicionalesca, um testamento, uma dupla de dedetizadoras ladras e uma viagem intergaláctica. Não é de entender. É pra sentir o prazer de assistir um espetáculo onde cada expressão é pensada para fazer gritar por dentro. A encenação é desconstruída, atores são trocados, dublados, reviravoltas acontecem sem compromisso com a lógica. A razão formal é a explosão, barulho de apocalipse. Todo mundo quer passar a mão no Pai Prosorov.

O primeiro capítulo é Tchékhov, literalmente. “As três irmãs” estão todas lá. Macha, Irina e Olga repensam a vida no interior provinciano, idealizando a fuga em direção a Moscou. Cai a neve, o terror toma a cena. O teatro assiste uma sequência avassaladora e parcialmente inexplicável de mortes, que dita os termos e as intenções da peça em abordar o bizarro associado à sexualidade, corpo e gênero — o que fica evidente em todos os elementos do espetáculo selvático, baseado nas obras de Copi e Leonarda Glück, com dramaturgia de Renata Pimentel e direção de Gabriel Machado e Ricardo Nolasco.

Adoráveis Transgressões é a peça que debate relações de trabalho, que defende a cachorra Laika como o primeiro homem a pisar na lua e que encena uma personagem rata transmorcega intolerante à lactose. Crítica e humor se complementam em absurdo e real. É a peça onde tudo que é sólido se desmancha no ar e se materializa de volta em pequenos objetos em formato de pêssegos e berinjelas que flutuam pelo teatro.

Foto por Annelize Tozetto

Por fim, Adoráveis Transgressões é arte erótica. Não por ser um cabaré orgiástico, mas por colocar pra jogo um teatro sensorial, do tesão, do humor, das formas, dos sons e dos cheiros. A busca pelo sentido não fica para trás, mas a peça desafia a interpretação ao propor um discurso onde não há, por excelência, “espaço para a totalidade e universalismos”. Como escreve Renata Pimentel no texto que abre o guia da peça, “abrem-se as portas, vãos e orifícios de toda sorte às sensibilidades menos puras e mais contamináveis”.

Trinta e um de março de 2023 entra para a história como mais um dos místicos momentos que fez neve em Curitiba, e também como o dia que uma peça bárbara estreou no teatro Zé Maria.

31° Festival de Curitiba

O Festival de Curitiba, que começou no dia 27 de março e vai até 9 de abril, conta com mais de 350 atrações e cerca de 2 mil artistas. Um dos maiores festivais de artes cênicas da América Latina, tem como lema “O festival para todos” na sua 31° edição. Como espelho das transformações sociais, a curadoria das mostras apresenta programação diversa, com representatividade em temáticas, artistas e públicos. Os ingressos chegam a R$ 80 e são vendidos de forma presencial e on-line. Confira a programação oficial.

Francisco Camolezi
Estudante de jornalismo na UFPR
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Francisco Camolezi
Estudante de jornalismo na UFPR
Pular para o conteúdo