sex 26 abr 2024
HomeNotas comunicaçãoBolsas da pós-graduação têm valores reajustados

Bolsas da pós-graduação têm valores reajustados

A partir de maio o reajuste das bolsas de pós-graduação oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passa a valer para os estudantes. Os valores passam de R$ 1.350 para R$ 1.500 no mestrado, de R$ 2.000 para R$ 2.200 no doutorado e de R$ 3.700 para R$ 4.100 no pós-doutorado.

Ainda assim, a Associação Nacinal dos Pós-Graduandos (ANPG) pede um índice de reajuste que garanta a constante valorização das bolsas, já que os reajustes cobriram somente as perdas inflacionárias. Os alunos também esperam que haja uma diferenciação dos valores por Estado, para que possam se manter nas localidades escolhidas.

O Ministério da Educação afirma que é preciso escolher entre a valorização das bolsas e o aumento de vagas. Dessa forma, privilegia-se o número de bolsistas.