ter 19 mar 2024
HomeDestaquesPodcast “Central do Futuro” explora os desafios do atual cenário brasileiro para...

Podcast “Central do Futuro” explora os desafios do atual cenário brasileiro para os jovens

Produto revela como a situação do mercado de trabalho preocupa universitários prestes a concluir a graduação

Desemprego em alta, aumento da pobreza, redução do poder de compra, crescimento da informalidade e incerteza política: todos esses fatores marcam o contexto brasileiro atual e impactam negativamente as perspectivas de futuro de boa parte da população. O cenário é ainda mais preocupante para jovens prestes a se formar e em busca de estabilidade profissional e financeira. Foi pensando nisso que os estudantes Valkyria Rattmann, Letícia Ribeiro, Eduardo Magalhães e Lara Maoski produziram, em 2021, o podcast “Central do Futuro”, para a disciplina de Projeto Jornalístico do curso de jornalismo da UFPR.

O objetivo principal dos alunos era explorar como esse conturbado cenário político, econômico e social do Brasil afetava a saúde mental dos jovens e sua percepção em relação à vida profissional e ao futuro. Além da produção de um podcast com três episódios, os estudantes da UFPR realizaram uma pesquisa que revelou um sentimento de pessimismo generalizado entre a juventude brasileira: 93% dos jovens se preocupavam com sua inserção no mercado de trabalho e 86,3% temiam não alcançar a estabilidade financeira após a graduação.

Segundo a estudante de jornalismo Valkyria Rattmann, a ideia de abordar esse tema no podcast surgiu a partir de uma inquietação pessoal com as dificuldades que o panorama brasileiro trazia para os jovens: por isso, ela e seus colegas se sentiam como parte integrante desse grupo. “Foi um trabalho gratificante, mas, ao mesmo tempo, muito revelador da fragilidade da posição do jovem na atual sociedade. Como jornalistas, encaramos a realidade para representá-la, mas é delicado quando nós mesmos nos vemos na situação dos nossos personagens”, revela. 

O podcast Central do Futuro traz depoimentos de jovens sobre os desafios de viver em um Brasil incerto, opiniões de especialistas sobre o cenário atual e indicações de ações e projetos de suporte à saúde mental e ao bem-estar da juventude. Ouça na íntegra aqui os três episódios.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo