qui 28 mar 2024
HomeCopa 2022Canções da Copa do Mundo unem torcidas e convidam o mundo todo...

Canções da Copa do Mundo unem torcidas e convidam o mundo todo para dançar

Músicas que homenageiam o campeonato, a diversidade cultural e a união entre países embalam torcedores desde 1962

A primeira das músicas da Copa do Mundo FIFA foi lançada em 1962, pela banda chilena Los Ramblers, intitulada El Rock Del Mundial. Desde então, tornou-se tradição que o campeonato tivesse uma música tema para cada edição. As canções, nesse contexto, tornam-se um hino para o torneio realizado a cada quatro anos. Usualmente, as canções focam em temas como a união trazida pelo campeonato, que reúne países do mundo todo, ou homenageia a cultura do país-sede.

Destacam-se, em especial, as mais recentes, como Waka Waka, da cantora Shakira, lançada durante a edição sediada pela  África do Sul há 12 anos. Hoje, a canção já chegou a 3,2 bilhões de visualizações no YouTube. A comunicóloga Loiselene Menezes considera a música decisiva para a Copa do Mundo, assim como para a África, ao incluir expressões e ritmos africanos.

Representada por grandes nomes da indústria musical, as músicas fortalecem o espírito esportivo do campeonato mundial, como aponta a reportagem dos estudantes de Jornalismo Isabela Stanga, Isadhora Santa Clara e Lucas Daniel de Lima. O material traz um repertório completo do sucesso de cada música, oficial ou não, que celebra o futebol.

“O futebol faz parte da história do país, e está presente na formação de identidade. Eu considero que a criação das músicas da Copa fortalecem o patriotismo, e incentivam o torcedor a também vestir a camisa da seleção”, relata a historiadora Alessandra Dambroski, para a repórter Isabela Stanga.

Na edição do Brasil, La La La, interpretada, também, por Shakira junto de Carlinhos Brown, já alcançou 1,2 bilhões de visualizações. We are one, de Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull, também para a edição de 2014, chegou a 847 milhões de visualizações. Ambos os vídeos incluem imagens representativas do Brasil, como o samba e a capoeira, além de imagens das vitórias do Brasil no passado.

“A criação das músicas da Copa fortalecem o patriotismo, e incentivam o torcedor a também vestir a camisa da seleção”

relata a historiadora Alessandra Dambroski.

As músicas, como canta Pitbull (“we invite the whole world to play”/ nós convidamos o mundo todo para jogar), tornam-se um convite para dançar e festejar, perder ou ganhar. Entenda o papel das músicas na cultura do futebol, na reportagem abaixo.

#FocaNaCopa

A equipe do Jornal Comunicação, em conjunto com os professores de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná, estão produzindo a iniciativa #FocaNaCopa, mesmo que a quase 12 mil quilômetros de distância da sede do evento. A Copa do Mundo reúne países de todos os continentes e é, sem dúvidas, o evento mais assistido durante sua veiculação. A cobertura envolverá reportagens para diferentes mídias, como rádio e televisão. Acompanhe a história e o impacto, social, político e econômico da Copa do Mundo, maior competição esportiva do globo, nas redes sociais e no portal do Jornal Comunicação.

Isabela Stanga
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.