sáb 27 abr 2024
HomeCidadeNatal Jaselka ilumina cidade de Curitiba e celebra culturas europeias

Natal Jaselka ilumina cidade de Curitiba e celebra culturas europeias

Evento destaca as tradições de diversos países e traz à capital paranaense uma outra forma de comemorar o natal

No último domingo (03), o Memorial da Imigração Polonesa São João Paulo II, localizado no Bosque do Papa, foi palco do encerramento do Natal Jaselka, uma celebração das ricas culturas europeias. Além do almoço típico, o evento contou com dezenas de telespectadores e dançarinos. Oferecendo ao público, um espetáculo cultural.

A palavra “Jaselka” tem origem polonesa e se refere a um tipo de representação teatral popular na Polônia durante o período natalino, com encenações retratando a história do nascimento de Jesus Cristo.

 O Bosque do Papa – que já é conhecido por preservar a memória dos imigrantes poloneses em Curitiba – foi o responsável pela decoração natalina, transportando os visitantes para um ambiente europeu tradicional.

O ponto alto do evento foram as apresentações de grupos folclóricos que representam as diversas culturas europeias. Vestidos com trajes emblemáticos, os dançarinos encantaram a plateia com movimentos que contavam histórias de séculos passados. Foram destacadas a riqueza e a autenticidade do folclore de países como Polônia, Luxemburgo, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha e Ucrânia.

Apresentação de um dos grupos folclóricos no evento. Foto: Ana Rocha.

Milena Woitovicz Cardoso, 36, é professora de polonês e comparece à festividade anualmente. Segundo ela, o evento é uma forma de manter viva a cultura europeia na capital paranaense, que possui um grande número de descendentes de poloneses. Ao ceder o espaço para compartilhar as diferentes cerimônias natalinas, a cidade traz a chance para que todos conheçam ou relembrem as memórias dessas tradições.

O evento foi finalizado com o Jaselka, apresentado pelo Grupo Polonês do Paraná Wisla. Maria Luiza de Queiroz Lima Roth, 15, é uma das dançarinas do grupo e ressalta a importância da comunidade em conhecer um pouco mais da cultura europeia, não só nos eventos de natal, mas nas tradições que eles cultivam durante o ano.

O Natal Jaselka não trouxe só um toque europeu à Curitiba, mas também ofereceu uma experiência enriquecedora que uniu as comunidades em uma celebração harmoniosa. O encerramento do evento deixa a compreensão e a apreciação pelas diversas culturas europeias, celebrando a diversidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo