O prazo para o registro de candidatura na Justiça Eleitoral vai até a próxima quinta-feira (15). Faltando seis dias para a data limite, Piraquara tem mais de uma centena de candidatos. Para vereador, são 131 pessoas de 11 partidos. Já para prefeito, foi registrada apenas uma candidatura. Os partidos PT, PSOL, MDB e PMB já divulgaram pré-candidatos a prefeito e devem oficializar as candidaturas ao longo da próxima semana.
O candidato com registro para a prefeitura é Marquinhos Tesserolli (PSD), que já ocupou o cargo de prefeito por dois mandatos consecutivos no município, entre 2013 e 2020. “A população já nos conhece. Estamos com o mesmo entusiasmo lá de trás, mas agora com mais experiência, entendendo que a cidade nunca está pronta, sempre podemos fazer mais”, afirma o candidato.
Para vereador, são treze cadeiras na Câmara Municipal de Piraquara. Cada partido pode lançar 14 candidatos ao cargo. A candidata Dorinha já oficializou a participação na corrida eleitoral e fez questão de fazer tudo com tempo de sobra. “Registrei ontem mesmo o meu. Pra que deixar para última hora se a gente pode fazer antes e não se preocupar?”, declara a candidata.
A partir do dia 16 de agosto, começam as propagandas eleitorais e os eleitores já estão de olho no que está acontecendo. O agente de segurança aposentado, Marcos Roberto Figueiredo é um exemplo disso. “O clima tá aí, tem murmurinho e conversas. […] Deu para fazer uma avaliação daqueles que se lançaram pré-candidatos e já tenho uma convicção” afirma. Outros eleitores esperam o período de campanhas começar para encontrar um candidato. “Normalmente nessa fase do ano já tenho candidato pré-definido, mas nada até agora” afirma a profissional do Marketing, Daniele Zambão.
Candidaturas femininas
Dototal de pessoas disputando o cargo de vereador por partido, cada gênero deve representar entre 30% e 70% das candidaturas. Em Piraquara, até o momento desta apuração, todos os partidos lançaram apenas a quantidade mínima de mulheres. “Se tivesse um meio a meio entre homens e mulheres tudo ficaria mais fácil. A gente espera que esse ano seja de muitas mulheres na política. Precisamos de mulheres na política” diz Dorinha, uma das 43 candidatas do sexo feminino já registradas.
Para a eleitora Daniele Zambão, a presença de mulheres na política é essencial na cidade: “Precisamos mostrar que elas dão conta do recado. Tenho várias mulheres como referência, e queria ver isso acontecendo em Piraquara”, afirma.