ter 30 nov 2021
HomeDestaquesCartão Vermelho — Um olhar sobre o espaço das mulheres na cobertura...

Cartão Vermelho — Um olhar sobre o espaço das mulheres na cobertura de futebol

O maior e mais popular esporte da nação, o futebol, é tão influente no Brasil, que faz parte da própria identidade de nosso país. Mas mesmo com uma população totalizando 109,4 milhões de mulheres brasileiras, existe uma grande barreira social na participação feminina relacionada ao esporte.

Isso se torna mais evidente ainda no caso das mulheres profissionais de cobertura esportiva de futebol no Brasil, que é o assunto do episódio de hoje do podcast Cartão Vermelho. Desenvolvido pelos estudantes da UFPR, Luiz Fernando Hanysz e Victor Finkler Lachowski, o Cartão Vermelho surgiu com a proposta de debater questões sociais marginalizadas, tendo como fio condutor o esporte, paixão nacional do Brasil.

O episódio de destaque de hoje aborda diferentes questões enfrentadas por mulheres profissionais da área, a partir de relatos de quatro jornalistas envolvidas com a área esportiva: Gabriela Ribeiro, Gabriela Saboia, Nadja Mauad e Rafaela Rasera. Através da perspectiva delas são contadas histórias de desrespeito, desafios e assédio que enfrentam por serem mulheres, tanto por colegas quanto por torcedores.

Esses relatos proporcionam um olhar mais aprofundado sobre as dificuldades que elas enfrentam, com o objetivo de que os homens reflitam sobre suas atitudes e comportamentos, tanto dentro quanto fora do campo. Acompanhe abaixo esse episódio especial do podcast Cartão Vermelho!

NOTÍCIAS RELACIONADAS