seg 25 out 2021
HomeNotas comunicaçãoCinemateca exibe mostra de animações

Cinemateca exibe mostra de animações

A Cinemateca de Curitiba, em parceria com a Fundação Cultural e com a Gibiteca, exibirá, de 6 a 10 de maio, a mostra gratuita “ANIMA-TE!”. O projeto apresenta filmes com grande repercussão na história do cinema de animação no país, que promoveram mudanças na criação de novas técnicas e construção de estilo e linguagem próprios.

Entre os filmes da mostra estão “Piconzé”, primeira animação colorida realizada no país por Yppê Nakashima, e “Smilinguido e a Moda Amarela”, de Márcia D’Haese, primeiro filme mundial que tem o tratamento eletrônico, com desenhos e atuações técnicas a partir do 3D. Também serão exibidos curtas-metragens de Tadao Miagui, produção local, como “A Verdadeira Origem das Espécies” e “Quando Jorge foi á Guerra”, e os documentários de Eduardo Clavet, “Luz, Anima, Ação” e “Vida e obra de Yppê Nakashima”.

Após a exibição dos filmes, haverá debates com os realizadores. Os convidados são Itsuo Nakashima , filho de Yppê Nakashima e um dos colaboradores na produção de “Piconzé”, Márcia D’Haese, criadora do Smilinguido, o animador curitibano Tadao Miaqui e o diretor Eduardo Calvet.

 

Programação

06/05 às 19:00 – Palestra com debate e exibição Documentário de Ypê Nakashima – Com a participação de Itsuo Nakashima

07/05 às 19:00– Palestra com debate e exibição de Piconzé– Com a participação de Itsuo Nakashima

08/05 às 19:00– Palestra com debate e exibição de Smilingüido– Moda Amarela – Participação de Már¬cia D’haese

09/05 às 19:00– Palestra com debate e exibição Especial Tadao Miaqui – Participação de Tadao Mia¬qui

10/05 às 19:00– Palestra com debate e exibição do Documentário Luz, Anima Ação – Participação de Eduardo Calvet e encerramento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes