qui 29 fev 2024
HomeDestaquesComissão Especial discute novo contrato do transporte coletivo em Curitiba nesta terça-feira...

Comissão Especial discute novo contrato do transporte coletivo em Curitiba nesta terça-feira (7)

Entre as pautas de reunião está a análise da implantação da tarifa zero

A última reunião ordinária com foco em discutir o relatório final sobre a implantação da tarifa zero em Curitiba e suas formas de custeio acontece nesta terça-feira (7). Agendada pela Comissão Especial do Transporte, o encontro será às 8h15 na Sala de Comissões, e transmitido ao vivo pelas redes sociais da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) – YouTube, Facebook e Twitter.

O colegiado temporário foi formado em abril, com o propósito de discutir estratégias para reduzir o custo da passagem de ônibus na capital paranaense. Além disso, o comitê iniciou a análise do novo contrato de concessão dos serviços de transporte público, uma vez que o contrato atual expira em 2025.

Um dos legisladores que preside a comissão, o vereador Herivelto Oliveira, ressalta que a tarifa de R$6 torna o transporte de ônibus inacessível para alguns trabalhadores. Nesse contexto, o comitê se concentra na análise de alternativas de financiamento para diminuir o valor da passagem.

A pauta de discussão foi aprovada no plenário no início de abril com o prazo original para 15 de setembro, mas uma semana antes da data limite, foi prorrogado por mais 60 dias, justificada pelo volume substancial de material a ser analisado.

Segundo CMC, Desde o início dos trabalhos, várias reuniões técnicas foram realizadas com o objetivo de encontrar soluções que possam colaborar para diminuir o custo da tarifa social paga pelo usuário e implementar a tarifa zero. Durante o segundo semestre, também foi discutida a questão das fontes de financiamento para que Curitiba possa subsidiar integralmente o valor da passagem. Depois da prorrogação, foram agendadas algumas visitas técnicas, como em Paranaguá, para conhecer o sistema de tarifa zero.

Editado por Jessica de Holanda.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo