sex 29 mar 2024
HomeNotas comunicaçãoComitê de acompanhamento para população de rua planeja Operação Inverno-2015

Comitê de acompanhamento para população de rua planeja Operação Inverno-2015

A primeira reunião mobilizou as entidades participantes do conselho para a Operação Inverno 2015
Reunião mobilizou as entidades participantes do Ciamp-Rua para a Operação Inverno 2015 (Foto: Douglas Maia)

O Ciamp-Rua, comitê intersetorial que acompanha a população em situação de rua de Curitiba e região, realizou na última quinta-feira (30) a primeira reunião de planejamento da Operação Inverno de 2015. A reunião ocorreu no núcleo da FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba) do bairro Campo Comprido e teve como objetivo abrir a fase de planejamento das ações para atender, encaminhar e acolher as pessoas em situação de rua durante a emergência da estação mais fria do ano.

A Operação Inverno é organizada pela FAS desde 2013 e realiza ações para combater os falecimentos entre a população de rua causados pelas baixas temperaturas. Antônio Carlos Rocha, assistente técnico da FAS diz que espera o mesmo sucesso dos anos anteriores em que não foram registradas mortes provocadas pelo frio. “Pretendemos abrigar todas as pessoas que aceitarem o acolhimento e proteger quem optar por continuar na rua”, declara Rocha, que coordena o comitê.

A operação pretende ampliar as vagas nos acolhimentos permanentes da FAS, além de criar novas vagas temporárias para o período do inverno. Segundo Mauricio Pereira, coordenador municipal do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), a reunião foi importante para mobilizar as entidades públicas e civis que participam do comitê para a operação. “Em 2015, o objetivo é melhorar a dinâmica para o atendimento, tendo como base as dificuldades e acertos das operações passadas”, conta Pereira.

Serviço

A FAS atende solicitações de Resgate Social através da Central 156. O cidadão pode utilizar o número sempre que encontrar alguém dormindo em vias públicas ou em situação de vulnerabilidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo