qui 02 maio 2024
HomeCulturaStar Trek: Strange New Worlds estreia segunda temporada nesta quinta-feira

Star Trek: Strange New Worlds estreia segunda temporada nesta quinta-feira

Presidente do fã-clube mais antigo de Curitiba fala sobre a relação com a franquia e a comunidade de aficionados da cidade.

Na quinta-feira (15) estreou a segunda temporada de Star Trek: Strange New Worlds, exclusiva do Paramount Plus. A série é a décima primeira da franquia de ficção científica conhecida no Brasil como Jornada nas Estrelas. Fãs vivem nova era de ouro da franquia. Doze anos depois do cancelamento de Star Trek: Enterprise (2001-2005) – são seis lançamentos desde o retorno para a televisão em 2017, com Star Trek: Discovery. A franquia busca outros formatos para expansão – Section 31, estrelando a vencedora do Oscar Michelle Yeoh, será o primeiro filme de Star Trek a ser lançado direto em streaming, em 2024.

Roberson Caldeira, presidente do fã-clube Federação dos Planetas Unidos (FPU), falou sobre a história da relação com o universo de ficção científica e dos grupos que se reúnem pelo gosto em comum. Fundada em 1991, a FPU é o fã-clube nerd/geek mais antigo de Curitiba e um dos mais antigos do Brasil ainda em atividade. “Já faz alguns anos que sou o presidente do clube, o que muito me honra”, diz. Aficionado desde criança, quando a série clássica era exibida no Brasil, ele recorda as limitações da época: “Os episódios eram produzidos coloridos, mas por aqui a transmissão era em preto e branco.”

“Comandante” Roberson Caldeira com o uniforme da Frota Estelar. Foto: Facebook.

Desde 1995 no grupo, Roberson esteve presente nos principais momentos do clube. Em 1996 participou do documentário Jornada nas Estrelas 30 anos, produzido pelo professor universitário e fundador da Federação, Carlos Alberto Machado. Ele também lembra o encontro com Leonard Nimoy (1931-2015) – ator que viveu o personagem Spock na série original – quando este veio ao Brasil em 2003, participando inclusive do Programa do Jô, na TV Globo.

Com o uniforme usado pelos tripulantes da nave estelar Enterprise na série clássica da década de 1960. Foto: Acervo pessoal.
Trajado como um guerreiro klingon na ponte de comando da nave Enterprise. Foto: Acervo pessoal.

Em 28 anos como membro da FPU, foram inúmeros eventos. Além de Curitiba, ele já esteve em encontros de fãs em outras cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. “Por conta da pandemia, o último evento foi a TrekCon [principal convenção organizada pelo fã-clube] de 2019”, explica. Segundo Roberson, há planos de voltar com a convenção anual.

Em tanto tempo de engajamento, “aqui em Curitiba já tivemos quatro fã-clubes de Star Trek. Atualmente, além da Federação, temos uma filial de um grupo klingon [uma das principais raças alienígenas da série], cuja matriz fica nos EUA. Também participo dele”. Além de ter assistido a todas as séries e filmes de Star Trek, Roberson também é cosplayer e coleciona itens ligados à franquia.

Mostrando a coleção, Roberson segura um phaser, arma utilizada pelos personagens da série. Foto: Acervo pessoal.

Para finalizar, Roberson respondeu um “bate-bola” sobre Jornada.

Série favorita?
“Todas (risos)”.

Filme?
Jornada nas Estrelas 4: A Volta para Casa (1986), Jornada nas Estrelas 6: A Terra Desconhecida (1991) e Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996).

Episódio?
“Best of Both Worlds” [ “O Melhor de Dois Mundos”, episódio em duas partes da série A Nova Geração].

Personagens?
Spock [da série clássica], Picard e Data [de A Nova Geração], Saru [de Star Trek: Discovery].

Pior episódio?
“Spock’s Brain” [“O Cérebro de Spock”, infame episódio da série original].

Uma tecnologia do universo de Star Trek que você queria que fosse real?
Teletransporte, viagem no tempo, viagem em dobra espacial.

Strange New Worlds

Strange New Worlds recupera personagens do primeiro piloto da série clássica. O episódio chamado The Cage (A Jaula) mostrava o capitão Christopher Pike (Jeffrey Hunter) e a comandante chamada simplesmente de “Número Um” (Majel Barrett) no comando da nave estelar Enterprise. O episódio foi recusado, mas a premissa recebeu uma segunda chance. Na versão retrabalhada a famosa tripulação do capitão Kirk foi introduzida. O comandante Spock (Leonard Nimoy) foi único remanescente do elenco descartado.

Agora a equipe original da Enterprise volta ao comando com Anson Mount, Rebecca Romijn e Ethan Peck nos papéis de Pike, Número Um (agora com nome – Una Chin-Riley) e Spock respectivamente. O formato episódico remete ao modelo que consagrou a Série Clássica (1966-69) e A Nova Geração (1987-94), diferenciando das outras produções atuais. A primeira temporada teve boa recepção, sendo a quinta mais assistida nos Estados Unidos em maio de 2022 e obtendo 80% de aprovação do público e 99% da crítica, de acordo com o site Rotten Tomatoes. O sucesso garantiu a nova temporada e uma terceira também está confirmada.

Os episódios inéditos de Strange New Worlds são lançados toda quinta-feira pelo serviço de streaming Paramount Plus. A segunda temporada terá dez episódios.