sex 29 mar 2024
HomeDestaquesPrimeira etapa do Circuito de Corridas de Rua 2013 reúne atletas profissionais...

Primeira etapa do Circuito de Corridas de Rua 2013 reúne atletas profissionais e amadores

A prefeitura de Curitiba deu início ao Circuito de Corridas de Rua de 2013, que prevê quatro etapas com percursos de cinco e dez km. Na primeira, realizada no último domingo (19), com largada no 3 Marias Clube de Campo, 2600 atletas se inscreveram. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), tinha início previsto para as 8h da manhã, porém começou com 10 minutos de atraso devido a problemas no percurso.

Largada da primeira etapa do Circuito de Corridas de Rua, no 3 Marias Clube de Campo (Foto: Giulia Fontes)

Participaram da primeira etapa atletas amadores e profissionais, divididos em 26 categorias. Cada categoria separava os competidores de acordo com a idade: os mais novos, de 15 a 19 anos; os mais velhos, a partir de 65 anos. A premiação contemplou os 10 primeiros lugares de cada faixa etária com medalhas. Os 3 melhores colocados subiram ao pódio e ganharam, além da medalha, um troféu. As inscrições eram gratuitas. Realizadas pela internet, davam direito a um kit, que contava com um número de peito (laranja para os 5 km e branco para os 10 km) e um chip descartável para cronometragem da performance.

Hilma Wielewski, 30 anos, participou da competição dos 10 km para mulheres e pretendia diminuir seu tempo de prova. “Meu ritmo aumentou em 8 segundos. Tenho conseguido melhorar assim, devagarinho. Foi uma vitória porque a prova tinha poucos trechos planos”, comenta.

Outro competidor, Guilherme Horst, é professor de Educação Física e desde 2011 participa das etapas da prefeitura. Para ele, a fria manhã de domingo — a temperatura era de 15˚C na hora da largada — não foi problema. “Prefiro correr no frio, o desgaste é menor”, comentou.

Competição é vista como treinamento

O coordenador de corridas da SMELJ, Luiz Otávio Batista, conta que a etapa é resultado de 1 mês e meio de esforços da Secretaria, com 35 funcionários envolvidos. Segundo ele, o trabalho não é devidamente valorizado pela população. “A prefeitura busca incentivar o esporte, oferecendo uma corrida de qualidade e sem custo. Justamente por ser gratuita, as pessoas não dão valor”, afirma.  

Henrique Ártico, primeiro lugar geral da prova dos 5 km, no entanto, comenta que o Circuito já contou com 6 etapas, e chegou a reunir cerca de 4000 participantes. “A prefeitura começou a cobrar, o que causou a decadência no número de atletas. Agora está tentando resgatar essa participação, com a volta da inscrição gratuita”, explica. Para ele, é importante que o poder público promova esses eventos, já que muitos não podem pagar por uma inscrição. “Nas provas particulares, o valor pode chegar a R$100. Ainda há o gasto com material esportivo. Sem patrocínio, fica difícil”, conta. Em junho o atleta participará da meia maratona Flight of Fire, em Las Vegas (EUA). O Circuito da prefeitura, assim, é uma maneira de ganhar ritmo de competição. “Treino de 5 a 6 vezes por semana. Com essa prova, não fico parado no final de semana”, conclui.

Henrique Ártico no pódio dos 5 km “prova é maneira de não ficar parado” (Foto: Giulia Fontes)

Entre as mulheres, Cristiane Sadzinski, 30 anos, foi primeiro lugar no percurso dos 10 km. Atleta desde os 15 anos, ela acumula cerca de 110 troféus e chegou a treinar em São Paulo. “Aos 24 anos parei porque queria engravidar. Voltei faz 2 anos, e desde então treino de segunda a sábado”, diz. Ela utiliza as provas da prefeitura como treinamento, já que seu foco principal é o triathlon, modalidade que reúne corrida, pedalada e natação. Sadzinski, porém, reclama que não há separação dos atletas em pelotões. “Larguei lá do meio, isso poderia ter me prejudicado. Em outras provas, comprovando o seu tempo você fica no pelotão de elite e não corre esse risco”, critica.

O Circuito contará com mais 3 etapas. A segunda, prevista para o dia 30 de junho, terá largada no Centro Politécnico. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, pela internet, entre os dias 16 e 23 do mesmo mês, depois de realizado cadastro na SMELJ.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo