sex 19 abr 2024
HomeDestaquesCurso de extensão da UFPR recebe presidente da Abraji

Curso de extensão da UFPR recebe presidente da Abraji

Jornalista Katia Brembatti abordará temas como violência contra profissionais de comunicação e desinformação

O Núcleo de Comunicação e Educação Popular (Ncep) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza na próxima terça-feira (02), um encontro com a jornalista e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Katia Brembatti. Com o tema “Qual o seu papel como comunicador em um mundo mais violento e desinformado”, o evento acontece no auditório do Departamento de Comunicação, às 9h, e será aberto à comunidade externa. Haverá ainda transmissão pelo canal do YouTube do Ncep. As inscrições serão feitas no local a partir das 8h30 e contará horas formativas para os estudantes da universidade.

Vamos falar sobre qual é o papel que nós, jornalistas, nós, comunicadores, nós, RPs e publicitários, temos nesse cenário e sobre como chegamos nesse estado de violência, desinformação, boatos e mentiras

Katia Brembatti, jornalista e presidente da Abraji

Violência na Imprensa

A preocupação da convidada do curso formativo não é gratuita. De acordo com dados levantados pela Abraji, nos primeiros sete meses de 2022 houve um aumento de 69,2% de casos registrados de violência, ameaças e homicídios contra profissionais da imprensa em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além das situações mais críticas, ocorrências de ataques virtuais, censura e abuso de poder também tiveram crescimento notável.

Fonte: Abraji (reprodução)

Curso formativo

A ação é parte de uma formação em educomunicação e comunicação popular desenvolvido pelo Ncep. Durante a primeira edição do curso formativo foram debatidos assuntos como questões relacionadas a formas de violência contra povos indígenas, falta de acesso à tecnologia e internet em regiões de periferia, luta do abolicionismo penal e encarceramento em massa, agroecologia e comunicação popular, que é um dos pilares do Programa.

Segundo o estudante de Relações Públicas e responsável pela organização dos encontros anteriores, David Milani, o projeto foi construído, ainda em 2021, a partir de um breve levantamento com os extensionistas sobre temas de interesse. Como vários assuntos foram colocados em pauta, o grupo decidiu criar um curso formativo. “A experiência foi bem completa, porque a gente precisava encontrar palestrantes para os temas, lidar com imprevistos, tentar controlar bem o horário e passar as informações adequadas para quem estava participando do evento. A primeira edição foi um sucesso, com muitos debates pertinentes e novas questões, que deram pano para uma nova edição”, explica o estudante.

Em 2022, o evento retornou, ainda de maneira remota, com temas como luta antimanicomial, visibilidade e vivências trans e interseccionalidades. Neste terceiro encontro, o primeiro presencial, Katia Brembatti discute rumos da comunicação a partir de um cenário de violência e desinformação.

Serviço

Quem: Katia Brembatti, jornalista e presidente da Abraji
O quê: “Qual o seu papel como comunicador em um mundo mais violento e desinformado”
Quando: 2 de maio de 2023, das 9h às 11h
Onde: auditório do Departamento de Comunicação ou pelo canal do Ncep no YouTube.

Reportagem: Emilly Cristina Domingues e Ana Beatriz Rocha

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo