O Núcleo de Comunicação e Educação Popular (Ncep) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza na próxima terça-feira (02), um encontro com a jornalista e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Katia Brembatti. Com o tema “Qual o seu papel como comunicador em um mundo mais violento e desinformado”, o evento acontece no auditório do Departamento de Comunicação, às 9h, e será aberto à comunidade externa. Haverá ainda transmissão pelo canal do YouTube do Ncep. As inscrições serão feitas no local a partir das 8h30 e contará horas formativas para os estudantes da universidade.
Vamos falar sobre qual é o papel que nós, jornalistas, nós, comunicadores, nós, RPs e publicitários, temos nesse cenário e sobre como chegamos nesse estado de violência, desinformação, boatos e mentiras
Katia Brembatti, jornalista e presidente da Abraji
Violência na Imprensa
A preocupação da convidada do curso formativo não é gratuita. De acordo com dados levantados pela Abraji, nos primeiros sete meses de 2022 houve um aumento de 69,2% de casos registrados de violência, ameaças e homicídios contra profissionais da imprensa em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além das situações mais críticas, ocorrências de ataques virtuais, censura e abuso de poder também tiveram crescimento notável.
Curso formativo
A ação é parte de uma formação em educomunicação e comunicação popular desenvolvido pelo Ncep. Durante a primeira edição do curso formativo foram debatidos assuntos como questões relacionadas a formas de violência contra povos indígenas, falta de acesso à tecnologia e internet em regiões de periferia, luta do abolicionismo penal e encarceramento em massa, agroecologia e comunicação popular, que é um dos pilares do Programa.
Segundo o estudante de Relações Públicas e responsável pela organização dos encontros anteriores, David Milani, o projeto foi construído, ainda em 2021, a partir de um breve levantamento com os extensionistas sobre temas de interesse. Como vários assuntos foram colocados em pauta, o grupo decidiu criar um curso formativo. “A experiência foi bem completa, porque a gente precisava encontrar palestrantes para os temas, lidar com imprevistos, tentar controlar bem o horário e passar as informações adequadas para quem estava participando do evento. A primeira edição foi um sucesso, com muitos debates pertinentes e novas questões, que deram pano para uma nova edição”, explica o estudante.
Em 2022, o evento retornou, ainda de maneira remota, com temas como luta antimanicomial, visibilidade e vivências trans e interseccionalidades. Neste terceiro encontro, o primeiro presencial, Katia Brembatti discute rumos da comunicação a partir de um cenário de violência e desinformação.
Serviço
Quem: Katia Brembatti, jornalista e presidente da Abraji
O quê: “Qual o seu papel como comunicador em um mundo mais violento e desinformado”
Quando: 2 de maio de 2023, das 9h às 11h
Onde: auditório do Departamento de Comunicação ou pelo canal do Ncep no YouTube.
Reportagem: Emilly Cristina Domingues e Ana Beatriz Rocha