ter 19 out 2021
HomeCulturaDe volta às origens

De volta às origens

O rock caipira da banda Charme Chulo embalou o público que veio prestigiar o show neste quinto dia do 18º Festival de Inverno da UFPR. A banda curitibana se apresentou no palco principal do evento na quarta-feira (09), com o repertório do disco lançado em 2007, além de canções inéditas.

Charme Chulo surgiu há cerca de quatro anos por iniciativa dos primos Igor Filus (vocais e compositor) e Leandro Delmonico (guitarra e viola caipira) com a proposta de explorar os elementos da música caipira no rock. O vocalista explica que a música de raiz teve influência no gosto musical dos dois, que são naturais de Maringá, municí­pio do noroeste do Paraná. “Na adolescência, o jovem quer se rebelar contra a cultura mais próxima. A gente também passou por isso, mas a música caipira sempre acompanhou a banda”, diz Delmonico.

O som produzido pelos quatro rapazes da Charme Chulo resulta em um repertório divertido com apelo bem humorado nas letras. “Nós trabalhamos com as violas capiras e mantemos elementos mesmo nas músicas que são mais sérias”, explica Delmonico. Ele conta também que, com o surgimento da banda, ele, que já tocava guitarra, teve de aprender a tocar a viola caipira. “A viola tem todo um misticismo relacionado à afinação e forma de tocar. Fiz aulas com um monte de violeiros”.

Delmonico resume o conceito do trabalho: “é uma forma de fazer um rock jovem com referência na música de raiz”. Além da música caipira, que ganha presença com o uso das violas, a banda explora também os arranjos que lembram a música country americana. “Nos temos um tipo de som que é uma grande mistura.. A banda ainda está se encontrando dentro do estilo”.

Outra preocupação do grupo é incentivar o resgate da música de raiz paranaense, com destaque para a música feita pelos violeiros. “A proposta da banda é séria neste sentido e nós ainda temos muito a fazer. Principalmente explorando esse lado mais caipira da banda”, diz Filus.

Confira mais sobre o show da banda Charme Chulo na matéria da TV Comunicação O Paraná é um Charme Chulo.
A banda surgiu há quatro anos com a proposta de explorar os elementos da música caipira no rock
Eduardo Ribeiro/Divulgação
Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.
NOTÍCIAS RELACIONADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Populares

Comentários recentes