qui 23 maio 2024
HomeCulturaDe volta às origens

De volta às origens

O rock caipira da banda Charme Chulo embalou o público que veio prestigiar o show neste quinto dia do 18º Festival de Inverno da UFPR. A banda curitibana se apresentou no palco principal do evento na quarta-feira (09), com o repertório do disco lançado em 2007, além de canções inéditas.

Charme Chulo surgiu há cerca de quatro anos por iniciativa dos primos Igor Filus (vocais e compositor) e Leandro Delmonico (guitarra e viola caipira) com a proposta de explorar os elementos da música caipira no rock. O vocalista explica que a música de raiz teve influência no gosto musical dos dois, que são naturais de Maringá, municí­pio do noroeste do Paraná. “Na adolescência, o jovem quer se rebelar contra a cultura mais próxima. A gente também passou por isso, mas a música caipira sempre acompanhou a banda”, diz Delmonico.

O som produzido pelos quatro rapazes da Charme Chulo resulta em um repertório divertido com apelo bem humorado nas letras. “Nós trabalhamos com as violas capiras e mantemos elementos mesmo nas músicas que são mais sérias”, explica Delmonico. Ele conta também que, com o surgimento da banda, ele, que já tocava guitarra, teve de aprender a tocar a viola caipira. “A viola tem todo um misticismo relacionado à afinação e forma de tocar. Fiz aulas com um monte de violeiros”.

Delmonico resume o conceito do trabalho: “é uma forma de fazer um rock jovem com referência na música de raiz”. Além da música caipira, que ganha presença com o uso das violas, a banda explora também os arranjos que lembram a música country americana. “Nos temos um tipo de som que é uma grande mistura.. A banda ainda está se encontrando dentro do estilo”.

Outra preocupação do grupo é incentivar o resgate da música de raiz paranaense, com destaque para a música feita pelos violeiros. “A proposta da banda é séria neste sentido e nós ainda temos muito a fazer. Principalmente explorando esse lado mais caipira da banda”, diz Filus.

Confira mais sobre o show da banda Charme Chulo na matéria da TV Comunicação O Paraná é um Charme Chulo.
A banda surgiu há quatro anos com a proposta de explorar os elementos da música caipira no rock
Eduardo Ribeiro/Divulgação
Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Hendryo André
Professor do curso de Jornalismo da UFPR. Orientador do Jornal Comunicação.
Pular para o conteúdo