Por Ana Beatriz Rocha, Emilly Cristina Domingues e Vitoria Silva Panza Barbosa
O encontro de dois amigos de longa data nos palcos é o ponto principal de uma comédia que transborda afinidade e sincronia — embora os próprios se digam avessos um do outro. Após décadas de amizade e trajetórias marcantes individuais na TV e no teatro, Heloísa Périssé e Marcelo Serrado sobem juntos ao palco pela primeira vez com a peça Avesso do Avesso, atração da Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba.
Em coletiva de imprensa realizada antes da estreia na capital paranaense — que foi adiantada das 20h30 para as 18h após os ingressos se esgotarem rapidamente, levando à abertura de duas sessões extras — os atores compartilharam histórias pessoais e exaltaram a importância da arte e do festival como espaço de valorização do teatro nacional. “Eu acho que o Festival de Curitiba é um dos festivais mais importantes, né? É um festival famoso, conhecidíssimo, respeitadíssimo e eu me sinto muito honrada de poder estar aqui e de poder estar fazendo não só duas, como quatro sessões, no Guairão, que é de uma emoção enorme.”, enaltece Périssé. Entre o público, nomes conhecidos também prestigiaram os atores como a atriz Camila Pitanga, que assistiu à peça na capital paranaense.
A dramaturgia reúne textos de Aloísio de Abreu, Claudia Tajes, Gustavo Pinheiro, Regiana Antonini e Tati Bernardi, criando uma costura fina entre o riso e o reflexo. Ainda que o humor seja o fio condutor da peça, as relações humanas ganham profundidade nas entrelinhas. “O que é interessante desses textos, é que são histórias que os autores acabaram, de certa forma, vivendo. Claro que eles dramatizaram em cima de situações pelas quais eles passaram, e esse resultado acaba sendo visto. E quando você vê, é muito empático.”, comenta a atriz.
O espetáculo traz a história de seis casais. A dupla interpreta vários personagens que abordam situações inusitadas e cômicas como: um casal esquecido; disputa por guarda de filhos cachorros e amigos; e a reinvenção de um namorado, que luta para manter a amada. “A gente absolutamente não bota artifício nenhum, só vai mudando de uma cena para outra, sem muita intenção, muita luz dizendo mudou. Ao longo, percebe-se que é uma outra cena. E a gente quis isso mesmo, uma coisa fluida, uma coisa onde a gente fosse falando desses assuntos de uma forma muito assim, suave.”, explica Périssé.
Quando contaram que os dois iriam trabalhar juntos, a reação foi unânime: “Você vai fazer peça com a Loló?” E ele respondia: “Não vai dar certo. Você é igual a ela, só que de saia.” A piada virou mantra nos bastidores. “As pessoas falam isso: Marcelo de calça, Lolô de saia. E tem algo aí. As nossas esquisitices se entendem. A gente acerta no ponto que parecia impossível.”, contam os atores aos jornalistas.
Com rapidez, paixão e uma pitada de improviso, a peça explora o lado engraçado e verdadeiro dos relacionamentos, mantendo o público encantado com as cenas naturais e cômicas.
A estreia em Curitiba marca mais um passo da turnê nacional do espetáculo, que vem sendo bem recebido em diversas cidades desde sua estreia em Salvador. A plateia curitibana poderá conferir as apresentações nos dias 5 e 6 de abril, no palco do Teatro Guaíra.
Avesso do Avesso reafirmou o potencial da comédia como forma de tocar o público com leveza e inteligência — um convite para rir dos próprios absurdos e contradições. Afinal, como bem pontua o título, o amor também é feito dos seus avessos.