qui 09 maio 2024
HomeCidadeEleição para Conselho Tutelar acontece neste domingo em todo o país

Eleição para Conselho Tutelar acontece neste domingo em todo o país

Em Curitiba, 154 candidatos disputarão 50 vagas de conselheiros titulares e seus suplentes nas dez regionais da capital

Neste domingo (1º/10), os curitibanos vão escolher os novos conselheiros que trabalharão nos dez conselhos tutelares dispostos em cada regional da cidade entre o período de 2024 até 2027. A votação acontece das 8h às 17h em dez pontos de votação.

Em cada conselho serão escolhidos cinco conselheiros titulares e cinco suplentes que deverão estar atentos às violações dos direitos da criança e do adolescente, dar orientação, apoio e acompanhamento às famílias segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990.

Cada conselheiro deve estar vinculado a sua comunidade, comprovar idade mínima de 21 anos, ter ensino médio completo e possuir experiência de no mínimo três anos na área. Eles são considerados lideranças comunitárias, por isso devem ser escolhidos por votação popular.

Para votar é preciso estar com o título eleitoral em dia e conferir o local de votação da regional em que reside. A votação ocorre por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), com uma comissão eleitoral composta por representantes do governo, da sociedade civil e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba.