Comandada por Mbappé e Griezmann, a França venceu a Polônia por 3 a 1 neste domingo (4), se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo e agora enfrenta a Inglaterra, que superou Senegal por 3 a 0, no próximo sábado (10). O caminho para a classificação foi aberto após os 40 minutos do primeiro tempo, quando os franceses abriram o placar com Giroud. No segundo tempo Mbappé anotou mais gols e Lewandowski, já nos acréscimos, descontou de pênalti.
Confira a tabela de classificação das oitavas de final da Copa do Mundo.
Lewandowski lamentou a derrota, mas encarou o único gol da equipe como consolo:
“Estamos orgulhosos de como jogamos essa partida. Tivemos algumas chances de virar o jogo, mas realmente nós tentamos. Não foi fácil, poderíamos ter ido melhor, mais organizados, pressionando mais, não foi suficiente com uma seleção tão forte. Lutamos até o final. Esse gol no final foi um prêmio de consolo.”
O jogador, avaliado em 45 milhões de euros, marcou dois gols durante a copa e se despede do Catar reconhecendo a entrega do time polones na partida e volta para o Barcelona.
Ao contrário de Lewandowski, para Mbappé o jogo deste domingo representou um momento marcante na carreira. Ao marcar o segundo gol da partida, o camisa 10 da seleção francesa se tornou o primeiro jogador do mundo a anotar nove gols em Copa do Mundo antes de completar 24 anos. Além disso, até agora ele é o artilheiro da competição, com 5 gols. O jogador é um dos destaques do futebol atual, sua renovação com o PSG custou cerca de 630 milhões de euros.
Ficha Técnica
Local: Estádio Al Thumama, em Doha, Catar
Data: 04 de dezembro de 2022, domingo;
Horário: 12 horas (de Brasília);
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN).
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN).
VAR: Juan Soto (VEN).
FRANÇA: Lloris; Koundé (Disasi), Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouameni (Fofana), Rabiot e Griezmann; Dembélé (Coman), Mbappé e Giroud (Thuram).
Técnico: Didier Deschamps.
POLÔNIA: Szcesny; Cash, Glik, Kiwior (Bednarek) e Bereszynski; Krychowiak (Bielik), Kaminski (Zalewski), Zielinsk, Szymanski (Milik) e Frankowski (Grosicki); Lewandowski.
Técnico: Czeslaw Michniewicz.
Giroud supera Henry e se torna o maior artilheiro da história da França
Além de Mbappé, a partida também foi histórica para Giroud, o francês da camisa 9 entrou para a história da seleção. Quando fez o gol pela Polônia, ultrapassou Thierry Henry e se tornou o maior artilheiro do país, acumulando 52 gols. Em declaração ao canal TF1, o jogador não escondeu a felicidade: “Era um sonho de criança superar o Titi (Thierry Henry). É um orgulho imenso. Mas espero continuar a colocar alguns para ir o mais longe possível. Muitas pessoas me disseram que estava chegando. Deixei isso para trás e agora minha obsessão é ir mais longe com a equipe.” O atacante francês vale 4 milhões de euros e atualmente joga pelo Milan, onde é uma das referências do time.
Outra partida do dia
O domingo (04) também contou com uma disputa entre Senegal e Inglaterra, no estádio Al Bayt, com vitória inglesa por 3 a 0. Os gols foram marcados por Jordan Henderson, Harry Kane e Bukayo Sak.
Guerra dos Cem anos
Os dois jogos que aconteceram hoje decidiram as seleções que irão a campo dia 10 de dezembro. A disputa será entre França e Inglaterra, um jogo que poderia ser disputado em uma eventual final de Copa do Mundo. O confronto entre os dois países reacende a memória da Guerra dos Cem anos, que faz parte da transição da Idade Média para a Idade Moderna. O início do conflito se deu após a morte de Carlos IV, então os ingleses queriam aproveitar esse momento para tomar o trono da frança e unificar os dois reinos, entretanto a França não aceitou isso tão bem e assim nasceu um conflito em quatro períodos que acarretou uma série de conflitos para os dois países.