Nesta sexta-feira (09) teve início o 3º Festival Oriental de Curitiba, realizado no Mercado Municipal Capão Raso, que reúne mais de 30 expositores em uma celebração da cultura asiática. Com milhares de visitantes esperados, o festival é uma oportunidade estratégica para movimentar o comércio do Mercado Municipal Capão Raso, que recentemente passou por uma revitalização.
A previsão é que a terceira edição do evento impulsione as vendas dos comerciantes do mercado, que apostam na diversidade cultural para aumentar o faturamento.Segundo a vendedora Larissa Garcia, da Tenda Árabe, o movimento durante o festival é bem maior do que em dias comuns, com produtos como doces folhados e pães árabes saindo rapidamente das prateleiras. “A gente sempre se prepara pedindo mais estoque para o festival, porque sabemos que o público vem em dobro,” afirma Garcia.
A importância do planejamento estratégico do negócio para o evento também foi sentida pela expositora Carla Cecília, da Okamoto Produtos Importados, que foi pessoalmente para São Paulo adquirir produtos selecionados das importadoras. Em relação ao ano passado, ela percebeu o aumento não só do movimento, mas também dos lucros. “O festival atrai o público e a nossa loja física dentro do mercado teve um aumento significativo nas vendas. Em um dia, chegamos a faturar dez mil reais, um valor muito acima do que costumamos fazer em dias normais”, comenta.
Pequenos comerciantes e artesãos também aproveitaram o festival para expandir sua clientela e aumentar as vendas. A gastronomia é um dos principais atrativos do festival, com barracas especializadas em pratos típicos da culinária oriental, desde o sushi até o tradicional ramen, prato quente que tem macarrão como base, molho e diversos acompanhamentos. “Estamos vendendo doces típicos japoneses, como dorayaki e mitarashi dango. É a primeira vez que participamos, mas, apesar do clima frio, esperamos bastante movimento”, conta João Yamaguchi, representante do Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Curitiba, que participa do evento para arrecadar fundos para a construção de um novo templo.
Além de atrair um público diversificado, as apresentações culturais, oficinas e workshops são um grande atrativo para os visitantes. Com o sucesso das últimas edições, os comerciantes e organizadores estão otimistas em relação à edição deste ano. “O festival não só movimenta as vendas durante o evento, mas também atrai novos clientes que voltam em outras ocasiões. Apesar das incertezas climáticas, esperamos que as vendas se mantenham estáveis em relação ao ano passado. O festival é uma chance única de apresentar novos produtos ao público e consolidar nossa marca,” concluiu Carla.
O 3º Festival Oriental de Curitiba acontece entre os dias 09 e 10 de agosto, das 10h às 20h, no Mercado Municipal Capão Raso, em frente ao terminal Capão Raso. O evento conta com oficinas de origami, artesanato, literatura, artigos geek e exposição de bonsai.