seg 18 out 2021
HomeDestaquesFestival Olhar de Cinema traz sétima arte para Curitiba

Festival Olhar de Cinema traz sétima arte para Curitiba

Curitiba tem o maior festival de teatro da América Latina. Tem a Virada Cultural, evento que movimenta os espaços centrais da cidade. A capital paranaense, entretanto, não tem nenhum evento voltado especificamente para o cinema desde 2009 mas esse cenário muda em breve. Para os cinéfilos que sentem falta da sétima arte no cenário curitibano, foi criado o Festival Internacional Olhar de Cinema.

Motivados pela ideia de superar a ausência do cinema no cenário cultural curitibano atual, os jovens Aly Muritiba, Marisa Merlo e Antônio Junior, sócios na produtora Grafo Audiovisual, tiveram a ideia de criar um festival anual na cidade. Para Marisa, curadora do evento e estudante de cinema na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), a capital, que já tem um grande movimento cultural, carecia de um festival desse estilo. “Acredito que Curitiba tenha um público para esse tipo de festival, e se não tiver nós vamos formar”, comenta.

Foram inscritos 1,5 mil filmes do mundo inteiro. Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Espanha são alguns dos paí­ses que participaram da seleção. Produções da Islândia também apareceram entre as inscrições, o que causou surpresa nos organizadores.

Dos filmes inscritos, apenas 73 foram escolhidos pelos curadores para serem exibidas no festival, que acontece entre os dias 29 de maio e 4 de junho. As obras são divididas em curtas e longas-metragens nacionais e internacionais. O evento terá três mostras, Janela Internacional, Olhares Brasil e Mirada Paranaense. Entre os longas-metragens, duas outras mostras fazem parte, Novos Olhares e Outros Olhares, que abrangem produções nacionais e internacionais.

Ampla divulgação

Para divulgar o festival e alcançar a marca de 1,5 mil inscritos, os criadores do evento participaram de outros festivais de cinema. Mas a internet teve papel fundamental para a visibilidade do evento, que teve ampla divulgação nas redes sociais especí­ficas para produtores de cinema.

A também diretora, Marisa, afirma que a importância do evento é que vai atrair cursos, público, além de uma visão diferenciada sobre a cidade. “Nós vamos receber 50 pessoas de fora do paí­s para debates, seminários e discussões sobre cinema”, conta.
O Festival Olhar de Cinema acontece entre os dias 29 de maio e 4 de junho de 2012.
Os filmes serão exibidos no Espaço Itaú de Cinema, Cinemateca de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, Sesc Paço da Liberdade, Sesc da Esquina e Teatro Guairinha.

Entrada franca, ingressos disponí­veis nas bilheterias dos cinemas uma hora antes de cada sessão. Só é possí­vel a retirada de um entrada por pessoa em cada sessão.

Confira a programação completa de filmes, debates, seminário e oficinas no site do Festival.

Cena de Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, curta-metragem curitibano que será exibido no festival
Divulgação
NOTÍCIAS RELACIONADAS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Populares

Comentários recentes