qui 28 mar 2024
HomeCidadeFundação Cultural de Curitiba cogita novo conselho para repensar as atividades da...

Fundação Cultural de Curitiba cogita novo conselho para repensar as atividades da Cinemateca

Cinemateca de Curitiba
Inaugurada em 22 de abril de 1998, a Cinemateca resgatou, através de um projeto de pesquisa e recuperação, os primeiros filmes paranaenses.

Localizada no São Francisco, bairro histórico e turístico da capital paranaense, a Cinemateca de Curitiba tem a função de preservar a memória cinematográfica da cidade. Um amplo acervo de filmes e documentários, equipamentos relacionados a cinema, cartazes e dados encontram-se disponíveis para consulta em um prédio de esquina na Rua Presidente Carlos Cavalcanti. Mas, apesar de rica, sua coleção de películas, vídeos e DVDs é mal utilizada. O mesmo filme é apresentado por longos períodos, o que reduz da efetividade do projeto. Uma das propostas do espaço é oferecer sessões diárias, vespertinas e noturnas, com produções mundiais, nacionais e locais de cinema autoral.

Lucas Felipe Karasinski é aluno do curso pré-vestibular Positivo e quer ser médico. A intensa rotina de estudos e o clima de aprendizado incentivam o estudante a procurar um lazer cultural em seus raros momentos de descanso. Quando pode, Lucas comparece às sessões oferecidas pela Cinemateca. “São filmes difíceis de encontrar em outros lugares e alguns são muito interessantes. É uma ‘carga’ a mais para que eu encare o vestibular”, conta. Porém, a longa exibição de um único filme é um problema para o futuro médico. “É ruim querer assistir algum filme e estar lá o mesmo que você já viu”, desabafa.
Para tentar resolver a questão, a ideia de reunir um novo conselho de planejamento para administrar as atividades da Cinemateca foi levada em consideração pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O conselho ainda não é oficial, mas, entre os nomes cotados, estão o comentarista de cinema da Transamérica Light, Marden Machado, e o jornalista, roteirista e cineasta premiado, Rafael Urban. “A FCC precisou rever a decisão de criar o seu Conselho de Cinema, ao menos nesse momento. Há questões jurídicas a serem resolvidas para o empossamento dos membros”, diz Diogo Dreyer, diretor de comunicação da FCC.

Dreyer não acredita que haja problemas com a exibição do acervo. Ele argumenta que o espaço apresenta sessões que são sucesso de público. “A intenção, a partir de agora, é definir conceitos para os dois cinemas atualmente sob responsabilidade da Fundação – a Cinemateca e o Guarani, no Portão Cultural –, para que passem a atrair públicos regulares e maiores”, alega. O mês de setembro exibiu o filme Ran, de Akira Kurosawa. O próximo mostrará Fitzcarraldo, de Werner Herzog.
Já Ana Lazzari, colega de Lucas Felipe, acredita que a Cinemateca poderia oferecer uma gama mais variada de filmes em um período mais curto de tempo. “Exibir um mesmo filme durante vários dias é uma maneira de repelir o público que já viu a produção e que está curioso por conhecer outras”, afirma. Os amigos costumam assistir a sessões juntos, vez ou outra, mas a demora em trocar a produção em cartaz desanima os jovens.